TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





quarta-feira, 4 de novembro de 2009

L E I T U R A S


CLIC AQUI PARA ACESSAR AS LEITURAS DO PRÓXIMO DOMINGO

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PARA TODOS QUE FAZEM HOMILIA

08 de novembro 2009 – domingo – O pouco com Deus, é muito.

Primeira Leitura: 1º Reis 17, 10-16

Primeiro livro de reis

O primeiro livro de Reis compõe-se de lendas pri­mitivas sobre profetas e seus discípulos. O conteúdo é episódico, inserido no reinado de Acab em Israel e, indiretamente, no reinado de Josafat em Judá. A natureza dos profetas descrita até aqui é enfatizada em toda a narrativa. Será cumprida a palavra que Deus proclama por intermédio de um profeta; o profeta é mais poderoso que o rei.

A seca profetizada por Elias. A palavra de Elias a Acab é um aviso de seca e uma afirmação de que Elias controlará sua duração. A palavra do Senhor a Elias é uma promessa de proteção: comida e bebida, e um lugar seguro. Na palavra do Senhor ao profeta está implícito o poder do Senhor; na palavra do profeta está implícito o castigo do Senhor pelo pecado de Acab.

Elias e a viúva. Os milagres da mul­tiplicação do óleo e da farinha e a ressurreição do único filho de uma viúva são o segundo e o terceiro relatos de atos do poder divino por intermédio de Elias; ele já provocou a seca. O pecado de Acab trouxe sofrimento ao povo de Israel; a fidelidade de Elias traz alimento, o mesmo acontecendo com a fé da mulher. Aqui são demonstrados o poder do Senhor de tirar a vida e de devolvê-la e a confiança de Elias no Senhor.

Evangelho: Marcos 12, 38-44

Guardai-vos dos escribas que gostam e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes.

Os Escribas gostavam de aparecer. De mostrar aos demais que eles eram muito importantes. Será que algum de nós já não fez isso pelo menos uma vez na vida? De se aproveitar do cargo que ocupa seja na sociedade seja na comunidade, para se auto promover. Que feio! E onde ficou a humildade que aprendemos do Mestre? Onde foi parar a modéstia?

O cristão não pode se arvorar de certas circunstâncias para se fazer passar por importante. Por que aquele que pretende ser o mais santo, o melhor, deve em primeiro lugar, ser o mais humilde, sem fingimento, o mais discreto, o que mais serve, aquele que é capaz de pegar numa vassoura e varrer o salão aos olhos dos demais. Prezados irmãos. A humildade deve ser a marca registrada do cristão.

Nas leituras de hoje aparecem duas viúvas que dão o pouco que possuem para Deus, e são abençoadas. Também nós seremos abençoados e teremos nossos bens multiplicado se dermos as nossas contribuições para os ministros de Deus com toda boa vontade, com toda humildade e conscientes que apenas estamos devolvendo um pouco daquilo que Deus nos deu.

No tempo de Jesus, a situação da viúva era muito difícil pois eram exploradas. A pobre viúva, como as multidões de empobrecidos que faziam sua peregrinação
religiosa a Jerusalém, sacrificava-se tirando o necessário para viver, sendo assim explorada por aqueles que usufruíam das riquezas acumuladas no Tesouro do templo.
Com a opção fundamental pelo serviço, Jesus nos inspira à prática amorosa da partilha e da solidariedade, na construção do mundo novo possível.

Jesus observava que os ricos davam para o templo o dinheiro que lhes sobrava. Enquanto aquela pobre viúva deu a única quantia que tinha. Portanto, como afirmou Jesus, aquela pobre mulher foi quem deu a esmola ou contribuição maior para o templo do Senhor.

Havia, no templo de Jerusalém, desde sua construção por Salomão, uma sala chamada Tesouro ou "gazofi lácio", onde guardavam as grandes riquezas acumuladas. Este Tesouro tinha algumas pequenas aberturas externas, os "cofres", por onde eram depositadas as ofertas dos fiéis. A fala de Jesus sobre o gesto
da viúva está em continuidade a sua denúncia sobre o templo, usado como instrumento de comércio e enriquecimento principalmente por parte daqueles que se faziam de santos e que deveriam dar o bom exemplo para o povo que confiava neles.

Caríssimos irmãos. A contribuição que damos para a Igreja é o investimento mais abençoado que podemos fazer. Assim como vimos na primeira leitura, a primeira viúva pobre que reparte seu único alimento com o enviado de Deus, o profeta e depois nunca mais lhe faltou o alimento, também acontece com aqueles que contribuem mensalmente, dando uma quantia do seu dinheiro para a Igreja. Nada irá lhe faltar. Experimente fazer isso, caso você ainda não o faz. Dê uma quantia mensal, e em cada missa coloque na sesta um pouco mais do que umas moedinhas. Garanto-lhe que Deus vai trasbordar a sua taça. Ele vai abençoar os seus rendimentos de tal forma que você vai ficar admirado como pode o seu modesto salário, por exemplo, render tanto. É porque o pouco com Deus, é muito. É porque para Deus nada é impossível.

Sal