TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Comentários–Prof. Fernando


Comentários–Prof. Fernando    11 dezembro de 2011 –Alegrai-vos, Ele está aqui –
3ºDomingo do Advento

1ª leit.: Is 61,1-2a.10-11 O Senhor me enviou para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade aos presos. Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus;
Salmo: Lc 1,46-54 alegrou-se o meu espírito em Deus, meu Salvador.
2ª leit.: 1Ts 5,16-24 Estai sempre alegres! Orai sem cessar Não apagueis o espírito! Não desprezeis as profecias, mas examinai tudo e guardai o que for bom.
Evang.: Jo 1,6-8.19-28 Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis

1- ONDE ESTÁ A ALEGRIA?
Alegria é o tema desse terceiro domingo do advento, na preparação do natal. Porém: reconheçamos que não fácil nos alegrar – cercados, como estamos por injustiças e misérias. Ainda há poucos dias recebi de um irmão mensagem intitulada “mundo desgraçado” com a indicação de um vídeo na internet [ veja a canção no Youtube clicando aqui (Ctrl+Enter) http://youtu.be/4fCN2IgiLXY ). São versos e imagens apontando as terríveis calamidades de nosso tempo: guerras, fomes, perseguições, seres humanos abandonados a toda sorte de maldade.
Como posso ter alegria se nessa mesma semana encontrei tantas dores? São pessoas vivendo momentos muito difíceis (por doenças ou falências e outros problemas financeiros). São pessoas que perderam tudo por causa da ganância de uns e corrupção de outros. São dirigentes de empresas e instituições que fecharam suas portas, provocando além disso, ainda mais desemprego e diminuindo benefícios sociais.
Que alegria podemos ter diante da enxurrada diária de notícias pessimistas com a crise financeira nos países ricos com repercussão mundial. Ou sobre a interminável corrupção nos países emergentes. Ou ainda fome e genocídio em países ainda mais pobres. Pela TV também acompanhamos com tristeza uma verdadeira epidemia de “igrejas” manipulando a religiosidade das massas com promessas de prosperidade e milagres (em troca, é claro, de contribuições e carnês).

2-ALEGRAI-VOS, COMO A GRÁVIDA NA ESPERA DO NASCIMENTO
De que alegria nos fala hoje a Palavra na liturgia? Se nossa fé é pequena, e não acreditamos na presença misteriosa de Deus mesmo nas coisas boas, – o que diremos frente às dores do mundo?
Ø  Maria canta seu Magnificat quando carrega no ventre aquele que é ainda uma promessa de vida. Sua alma e seu espírito alegram-se pela presença frágil e silenciosa de um filho. É interessante notar que o mesmo silêncio continuará no anonimato e numa aldeia de Israel por cerca de 30 anos, antes de se revelar ao mundo anunciando a boa notícia do Reino.
Ø  Como Maria, também Isaías anuncia esperança, boas notícias, cura e libertação de escravos e prisioneiros. É tempo de graça, quando está próximo o fim de um exílio imposto pelo império babilônico por 50 anos.
Ø  Paulo também recomenda: estai sempre alegres! e a oração constante que não deixa “apagar o espírito” nem “desprezar as profecias” mas nos ensina o discernimento para achar o bem.
Ø  O evangelho de João sublinha, na figura de João Batista, aquele que é testemunha da presença de Deus que já está no meio de nós:
“No meio de vós está aquele que não conheceis”. Ele já está, mas não o conhecemos, não percebemos nem distinguimos seus sinais. Por isso olhamos à volta e só vemos tristeza, como aqueles discípulos de Emaús que caminharam com ele, conversaram com ele, mas não o reconheceram.  No domingo anterior, a figura do Batista é apresentada por Marcos como o profeta da conversão. O evangelista São João focaliza mais o testemunho do Batista: ele veio dar testemunho da luz, veio apontar quem é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Todo o evangelho de João de certa forma gira em torno dos temas da luz (contra a escuridão) e do ver (contra a cegueira de coração). Num mundo de tantas crenças e descrenças todos estão sob o impacto das mesmas crises, violências e ameaças cada vez mais globais.

3-ENCONTRO ENTRE DEUS E O HOMEM: “ANIQUILOU-SE” NA CONDIÇÃO HUMANA
Para recuperar a alegria só acreditando no que aponta João: ali está aquele que tira toda a maldade do mundo. Assumir nossos desertos ou esvaziar-nos de todas as ilusões. João é símbolo dessa humanidade que morre antes de ver realizado o Reino, mas ele aponta o horizonte e a esperança do verdadeiro Filho do Homem, que reconciliará o mundo com Deus. Essa esperança é fonte de uma alegria, diferente, é verdade, porque é um misto de utopia e certeza. Ele já está no meio de nós mesmo sem conhecê-lo bem. Somos como imigrantes embarcando para uma terra desconhecida. Como um casal assumindo um compromisso ou gerando filhos. Ninguém pode manipular o futuro de seus trabalhos e relações.
Ao que crê resta apenas a confiança ou a certeza de que Ele está no meio de nós, caminhando, misteriosamente, ao nosso lado. Afinal também Ele, ”sendo de condição divina, não se apegou ao fato de ser igual a Deus: mas esvaziou-se a si mesmo par assumir a condição humana” (Filipenses 2,6-7 resume muito bem aquilo que nós chamamos de mistério da Encarnação).
Então será Natal.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
prof. FernandoSM - usu rio de janeiro -  fesomor2@gmail.com