TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





domingo, 22 de novembro de 2009

VIGIAR E ORAR - FINALMENTE A LIBERTAÇÃO E OUTRAS

HOMILIAS PARA O DIA 29/11/09 – DOMINGO

Primeira Leitura (Jeremias 33,14-16)

O profeta Jeremias está profetizando, ou anunciando, o nascimento do Messias que virá da linhagem de Davi. Trata-se do futuro da dinastia davídica e apresenta outra versão da profecia de Jere­mias de um futuro Messias davídico, O Filho de Deus, e segundo essa profecia, o futuro de Israel repousa em bases sólidas com segurança e paz, em uma nova aliança e um novo David.

Segunda leitura Leitura (1 Tessalonicenses 3,12-4,2)

Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses nos aconselha a praticar a caridade, e que vivamos de forma irrepreensível e que também sejamos sempre santos, e que estejamos na presença de Deus por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus.

Acrescenta que devemos progredir na fé. E como faremos isso? Cada dia através de leituras meditativas, e pela oração e comunhão, estejamos cada vez mais compromissados com o plano de Deus por meio da evangelização pela palavra e ou pelo testemunho e exemplo, e em contínuo estado de Graça. Essa é a maneira como devemos proceder para agradar a Deus, e garantir a nossa salvação futura.

EVANGELHO - (Lucas 21,25-28.34-36)

Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.

Jesus nos aconselha a vigiar e orarar porque não saberemos o dia. Mais o que significa vigiar mesmo?

Vigiar é montar guarda. Vigiar é ficar em alerta esperando uma possível invasão do inimigo a nossa pessoa, nossa casa, na nossa propriedade, etc. E quem é o nosso inimigo principal? O demônio. É Ele que vem não na calada da noite, mais nos nossos momentos de fraquezas para nos fazer cair em suas armadilhas. Por isso precisamos vigiar, ficar de olho para que não caiamos em tais laços preparados por ele.

Vigiar é fugir de toda e qualquer situação iminente de pecado. Vigiar é não nos expor em risco de cair, confiando em nossas parcas forças. No tempo de Jesus a mulher era discriminada assim como as crianças e os escravos. Mais no fundo, a mulher era evitada, por medo de se cair na tentação de Possuí-la indevidamente.

Vigiar é por em prática os ensinamentos de Cristo: Amar a Deus e ao Próximo. Vigiar significa evitar as tentações, mais uma vez tendo de enfrentá-las, pedir na hora a força de Jesus e Maria para vencê-las. Por isso, vigiar é confiar na proteção de Deus. Pois nunca seremos tentados acima de nossas forças. Nós é que achamos o contrário. Que a tentação é grande demais.

A vigilância do cristão é muito importante porque a cada vez que vencemos uma tentação nos tornamos mais fortes para vencer a próxima. A pessoa vigilante não se abate, mesmo que a tentação seja desesperadora.

Não devemos nos expor ao perigo das tentações. Digamos que o Reitor do seminário levasse num sábado os seminaristas para se distrair, em uma casa noturna do centro da cidade. Veja que isso seria o cúmulo da imprudência e falta total de zelo pela espiritualidade daqueles futuros padres. Porque uma vez estando num ambiente desses, com certeza seriam estimulados, tentados ou mesmo convidados a pecar. Mais graças a Deus, isso foi só um exemplo, pois como sabemos, nenhum diretor de seminário faria uma coisa dessas.

Um ex-aluno, inclusive de catecismo, jovem recém-casado chegou a mim com cara de choro e totalmente deprimido e com a voz engasgada... Ao ser interrogado, disse que acabara de trair sua querida esposa, estava pensando em contar tudo a ela.

Respondi que se fizesse isso, imediatamente ela voltaria para a casa de seus pais aos prantos.

---Bem, em primeiro lugar, como tem passado? Por onde tem andado? Diga-me o que realmente aconteceu.

---Foi assim. Disse ele. Estou no último ano da Faculdade de Direito e temos de entregar a Tese dia 25 deste mês. O meu grupo está desfalcado. Um teve de viajar neste fim de semana prolongado, pois sua mãe está muito mal. O outro quebrou a perna em um acidente de moto. Ficou sobrando apenas eu e a...

Ela combinou comigo para terminarmos o trabalho em sua casa. Ao chegar lá, na hora marcada, ela me atendeu vestida de shorts, e com um olhar meio malicioso. Superei aquele impacto e começamos imediatamente a tarefa. Eu fazia uma vistoria geral da Tese desde o seu início para corrigir possíveis erros, e ela em outro computador, terminava a conclusão. Trocávamos algumas idéias, e continuávamos.

Eis que de repente, o seu computador simplesmente desligou. Queimou a fonte, e não tinha nenhuma de reserva, era feriado e não tinha como comprar outra.

Ela se senta do meu lado, no mesmo computador, trabalhamos por algum tempo. Uma encostadinha aqui, um toque ali, um desculpe... e, finalmente, aconteceu o que eu não tinha programado.

Isso é um exemplo de exposição máxima e imediata do terceiro grau, ao perigo de pecar. Muito embora, ele nem imaginava que ela estava de caso pensado. Confessou depois que sempre esperou por aquele momento, e cuidou para que estivesse totalmente só em casa naquela tarde, pois sempre gostou dele...

--Você não poderia terminar o trabalho em sua residência?

--Fiquei com medo da minha esposa não gostar da idéia.

-- Você não poderia ter se reunido na casa do motoqueiro? Afinal ele só tinha a perna quebrada.

--Achei que iria incomodar.

--E na biblioteca?

--Pois é. Não pensamos nisso!

Falei que não se tratava exatamente de uma traição intencional, pois não foi nada premeditado por ele. E que o importante não era contar tudo para sua esposa, mais sim se esforçar para que nunca mais tal coisa se repetisse.

Tentei me expressar na linguagem dele, e disse: Bem, Doutor. Verifiquemos os Autos para examinar as agravantes e as atenuantes do seu delito.

Agravantes: É adultério, e você pecou contra Deus e contra sua irmã e esposa, e precisa confessar-se imediatamente.

Atenuantes: Não foi premeditado, nem planejado. Ao contrário, parece que você caiu num laço preparado. Não que a sua colega seja uma pessoa depravada, mas acontece que ela o amava antes do seu casamento. Como ela disse no dia do seu casamento, eu o vi primeiro! E sendo muito tímida, não se declarou a você em tempo.

---Como o Sr. Sabe disso?

---Foi você quem me contou o ano passado. Esqueceu?

Foi uma coisa acidental, embora deveria ter sido evitada.

Mais a atenuante mais forte é que você está arrependido.

(Qualquer semelhança com esta história é mera coincidência. Personagens e locais foram invertidos.)

Prezados irmãos. Vigiar sempre é fazer como um motorista de ônibus em uma auto-estrada a 100 Km/h. Ele tem de olhar bem a sua frente para procurar enxergar adiante possíveis obstruções a tempo de desviar ou parar o seu veículo.

Nós precisamos prever, para nos precaver. Pois a vigilância faz com que não sejamos esmagados pelo peso das tentações.

Vigiar é pensar sempre nas palavras do nosso querido Mestre. Eu preciso ser simples como a pomba, porém prudente como a serpente. Prudente não só para com aqueles que não gostam das nossas denúncias, mais para com as possibilidades de nos afastar do caminho da casa do Pai. Para que quando chegar o dia e a hora, possamos nos ... apresentar de pé diante do Filho do Homem.

Sal.

OUTRO COMENTÁRIO PARA ENRIQUECER SUA HOMILIA

29 de Novembro – Domingo- Finalmente a Libertação.

Evangelho (Lucas 21,25-28.34-36)

“Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.”

As alegrias e o conforto daqueles que estão com muito, os conduz a se esquecerem de Deus. Esquecer que esta vida não é só comer beber e prazer. Acontece que quando menos se espera tudo isso um dia se acaba. E ai daqueles que viveram somente para esta vida sem se ligar, acreditar ou se importar com as palavras de Cristo, sobre a Vida Eterna, ou sobre o Inferno onde haverá choro e ranger de dentes. Foi Ele quem disse!

Muitos estão preocupados com as coisas dessa vida ao ponto de ignorarem a existência de outra vida. Festejam alegremente “bebemorando”, ao ponto de se esquecerem que para conseguir chegar naquela vida prometida por Cristo precisamos merecê-la aqui nesta vida terrena.

Comer é importante para a manutenção da saúde. Olhemos para aqueles que não têm o que comer. Eles vivem mal por causa da desnutrição. Mas aqueles que estando numa boa, comem em excesso, e prejudicam a sua saúde, estão pecando. Pois comer demais também faz mal. Assim como beber demais. Beber uma vez na vida, ou melhor, de vez em quando, não chega a prejudicar a saúde. Mais beber em excesso causa grandes prejuízos para a saúde.

Engraçado é que uma Emissora de Televisão a semana passada apresentou uma reportagem na qual dizia que bebida alcoólica faz bem para a saúde. Será que foi um comercial disfarçado de reportagem? Será que foi um daqueles programas patrocinados pelos fabricantes de bebida?

Prezados irmãos. Poderemos até comer e beber um pouco mais de vez em quando, mas que isso não se torne um vício em nossas vidas.

O que Jesus está nos alertando é que não fiquemos vivendo apenas o momento presente, nos regalando em prazeres, esquecendo do principal. O futuro da nossa alma. Jesus quer dizer que devemos viver esta vida nos preparando para a outra vida. Poderemos até nos alegrar, aproveitar, mais tudo sem excessos. Para que nada não nos desvie do caminho da casa do Pai. Para que nada desta vida não nos distraia e não nos deixe despreparado para que aquele dia não vos apanhe de improviso.”

Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.

Para alguns é muito difícil entender ou mesmo aceitar, o que Jesus está dizendo. Com pode o fim dos tempos significar a nossa libertação?

É claro que Jesus não está falando da libertação daqueles que não o aceitam. Ele não está se referindo àqueles que como os Saduceus e Fariseus, não o reconheceram como o Filho de Deus. Jesus está falando para aqueles que acreditam no plano de Deus. Aqueles que seguem os ensinamentos de Jesus.

Sendo assim, então quando chegar aquele dia, estaremos livres de todos os sofrimentos desta vida terrena. Desta vida onde muitos nos enganam com promessas de felicidades baseadas na posse de bens materiais os quais são destruídos pelo tempo, tirados pelos ladrões, e que não podemos levar conosco. Só o que levamos são os nossos gestos de caridade, de amor, de dedicação as causas do Reino de Deus, etc.

Sal.

===================================================== OUTRA REFLEXÃO

==========================================

JESUS REZOU AO PAI


Lc 10,17-24

Os setenta e dois discípulos que haviam sido enviados para anunciar o Reino de Deus, voltaram muito alegres e satisfeitos com o sucesso da missão, principalmente por terem expulsado demônios em nome de Jesus. E Jesus, por sua vez, também ficou muito alegre e satisfeito com isso, e fez mais uma oração espontânea. Antes, porém, disse aos setenta e dois: “Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.
“Puxa, vida” fico pensando. Será que o meu nome também já está escrito no céu? Os nomes de todos os sacerdotes, eu sei que já estão. Mas, o meu, eu não sei já fiz por merecer. Sei que estou tentando anunciar o Reino de Deus, já há um bom tempo.

Em sua oração Jesus agradece ao Pai por ter mostrado os mistérios da fé aos humildes...

E nós? Em nossas orações o que falamos ao Pai em nome de Jesus? Ou será que rezamos apenas um Pai Nosso e fazemos o sinal da cruz e já estamos roncando...

Na verdade, muita gente reza na hora de dormir. Mais ao levantar e durante o dia todo, não fala com Deus. E nós podemos falar com Deus a toda hora, em qualquer lugar porque Deus é onipresente, isto é, Ele está de forma invisível em toda parte, como o ar que respiramos está de forma também invisível em toda parte em volta do Planeta Terra.

Como devemos rezar? Ora. As nossas orações devem começar com o sinal da cruz e pedidos de perdão. Ou rezamos o Ato de Contrição, ou simplesmente pedimos perdão mais de uma vez, por todos os nossos pecados daquele dia até aquele momento. Em seguida agradecemos todas as graças recebidas: A saúde, o alimento, o emprego, enfim, tudo o que recebemos de Deus. Depois vamos pedir. Não só por nós, mais pelos outros. Parentes, amigos e inimigos. É, inimigos também. Foi Jesus quem disse que temos de rezar por eles. Pela sua conversão, e para que eles não nos façam nenhum mal.

Não podemos relaxar nas nossas orações, que não deve ser somente ao levantar, e ao deitar. Em todo momento podemos e devemos estar com o nosso pensamento sintonizado em Deus. Isso, porque, se o cristão principalmente o padre, o catequista e todo aquele engajado na linha de frente da Igreja não rezar, tudo, mais cedo ou mais tarde vai por água abaixo. Já vivenciei a triste realidade de alguns padres que largaram a batina, simplesmente porque não tinha tempo ou não arrumavam tempo para rezar. Por falar nisso, está na hora de rezar. Pai Nosso ...

Sal

NASCER DE NOVO

Nós morremos todo dia ao pecar. Por isso é preciso voltar à casa do Pai, nascendo de novo ao pedir perdão na oração da noite. Mas não basta somente pedir perdão, é preciso que durante o dia que se segue, nos policiemos para não cair em tentação e morrer para a vida da graça novamente, virando as costas para Deus. Deus nunca nos abandona. Nós é que cortamos o contato com Ele através do pecado.

O nosso nascimento grande é pela confissão bem feita, seguida de firme propósito de continuar "tentando" ser cristãos(ãs) de atos e de fatos.Na teoria e na prática. E é agora na quaresma que nos preparamos para um renascimento maior ao se aproximar a Semana Santa, fazendo uma boa confissão. Mas não somente nós. Devemos fazer todo o esforço para levar para renascer na confissão, os nossos familiares e amigos. Não esqueçamos que assim como ninguém é feliz sozinho, também ninguém se salvará sozinho.

É preciso nascer de novo! Todo dia. A cada instante devemos nos voltar para o Pai. Para a casa do Pai como o filho pródigo.

As tentações ocorrem por todos os lados. As propostas de satanás são inúmeras. É preciso vigiar e orar direto sem cessar. Mas não precisa sair por aí gritando, rezando em voz alta, pois sem dúvida dirão que somos uma pessoa doida ou desequilibrada. Se Deus está em toda parte como o ar que respiro, (e que não posso viver mais de 4 minutos sem ele, sem respirar).

Se Deus sabe tudo sobre tudo inclusive de mim, se Ele vê até meus pensamentos, está fácil rezar direto a todo instante. É só elevar o nosso pensamento a Deus onde quer que estejamos.

FALE COMIGO

Sal.salvideo@gmail.com