TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comentários-Prof.Fernando


Comentários-Prof.Fernando(*)QuartoDom.PÁSCOA29abril2012
 (mercenários, pastores e ovelhas)


RESUMO do Evang.: Jo 10,11-18
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa
Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.


A alegoria do pastor, das ovelhas e do mercenário

·      Na Palestina antiga todos sabiam como era um pastor de ovelhas ou cabritos. Havia poucas áreas de pastagem que serviam para vários rebanhos recolhidos à noite num cercado também comum sob a guarda de um “mercenário” contratado para defender os rebanhos de lobos e ladrões. Como não lhe pertenciam as ovelhas ele muitas vezes se descuidava e os inimigos entravam para roubar e matar. Só de manhã cada pastor podia ser reconhecido por sua voz ou grito habitual, pois suas ovelhas o reconheciam e acompanhavam de novo.

A parábola de Ezequiel e a novidade da Encarnação

·         A imagem do Bom Pastor foi apresentada anteriormente pelo profeta Ezequiel (caps. 34 e 37) à qual o Mestre de Nazaré acrescenta: o Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas (versos 11 e 15). Ora, na atividade econômica do pastoreio é o rebanho que sustenta o pastor como fonte de lucro da produção da lã e de alimentação. Parece absurdo, mas aí está o forte da comparação: há um Pastor “diferente”. Já era conhecida a imagem aplicada ao Rei: aquele que cuida da justiça como o pastor protege ovelhas. Também o era a imagem de Deus como pastor de Israel (ver, por ex.,Gn49,24;Salmos 23, 78, 80; Is40,11; Jer31,10)

·         Porém, a imagem criada por Jesus de Nazaré (dar a vida em vez de ser sustentado pelo seu rabanho) é outro modo de falar da Encarnação e do Mistério da páscoa. Deus se fez carne e sente na pele, como suas criaturas, o que é estar no mundo. Até o ponto de morrer por amor.

O Bom Pastor e os que têm autoridade

·        O tema nos leva também a pensar em primeiro lugar nos ministros (até são chamados de “pastores” nas diversas confissões de origem cristã) e nos vários tipos de Serviço (pastores, bispos, patriarcas, sacerdotes, diáconos, e os “consagrados” chamados monges, frades, religiosas, etc). Por isso o domingo do Bom Pastor, no âmbito católico, foi escolhido como Dia Mundial de Oração pelas Vocações (sacerdotais e religiosas). Em segundo lugar pensamos também nos líderes, ministros de culto, mestres e guias espirituais de outras religiões (rabinos, monges, brâmanes, imãs, muftis, derviches, mães-de-santo, gurus, lamas, etc.). Em terceiro lugar, por extensão, pensamos também nos políticos e governantes (têm autoridade pública para organizar a Cidade), nos empresários (gestores da produção de alimentos e bens).

·        A respeito de todos eles julgamos que deveriam ser como o “Bom Pastor”, isto é, dedicar a vida ao serviço dos fiéis de sua espiritualidade ou credo, ou a serviço da comunidade política e sócio-econômica. Todos deveriam ser um reflexo da Bondade e do Amor de Deus.

·      Em nossa cultura brasileira predominam as confissões e igrejas de origem cristã. Aqui ouvimos muitas críticas a vários comunicadores e pregadores que conhecem bem os recursos da TV e de outros meios de comunicação de massa. Talvez seja bastante atual o texto do filósofo e teólogo Santo Agostinho (cf. Tratado 46, In Jo.Ev.) ao comentar o cap. 10 do evangelho de João: Os mercenários são necessários. Em que sentido? É que há muitos na igreja que procuram vantagens materiais, e, contudo, pregam a Cristo (...) Mas as ovelhas seguem não ao mercenário, mas a voz do pastor, que se faz ouvir por meio do mercenário. O próprio Senhor mostra como são os mercenários: ‘Os escribas e fariseus – disse ele – sentaram-se sobre a cátedra de Moisés. Fazei o que eles dizem não o que eles fazem’ (Mt 23,2).O que mais Ele queria dizer senão que prestássemos atenção à voz do Pastor, mesmo que ouvida através dos mercenários? (...) por meio deles é Deus que ensina, mas se eles pretenderem vos ensinar suas próprias coisas, não lhes deis ouvidos e não os imiteis.



Pastor de pastores (e de todos)

Mais do que nos irritar com os falsos profetas (notar sua presença já é meio caminho andado) é melhor crer no Bom Pastor, seja como modelo quando somos responsáveis por outros (então, temos que dar a vida pelo bem e pela justiça), seja como “ovelhas” que não cuidam mas são cuidadas. Para quem crê, essa relação de confiança pode ser resumida:        (extrato J.A.Pagola)
1.     o bom Pastor preocupa-se com suas ovelhas. Não as abandona – nunca - nem as esquece.
2.     parece não se preocupar consigo mesmo, sempre atento aos demais (sobretudo os mais frágeis e enfermos: ele se importa mais com os os mais desamparados).
3.     a grande característica: dá a vida por suas ovelhas, não foge, mas dá sua vida para salvar o rebanho. e no perigo mas dá sua vida para salvar o rebanho.
4.     para as primeiras gerações cristãs o Bom Pastor logo se tornou mensagem de consolo e confiança: aplicando ao ressuscitado o salmo 22: o Senhor é meu pastor, nada me falta.
5.     frequentemente temos uma relação com um Jesus mal conhecido, de uma forma mais doutrinal do que numa experiência mais profunda de confiança.
6.     frequentemente esquecemos de que podemos recorrer a ele quando estamos cansados, ou nos sentimos sem forças, ou então, estamos perdidos e desorientados

É tempo de páscoa: passamos, pouco a pouco, do medo – comum em discípulos que duvidam – para a confiança na mensagem do Mestre: “A paz esteja convosco!”.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
(*) Prof.filos./pedag./teol. (USU) mestre (educação/ teologia/ t.moral) fesomor2@gmail.com :administração univers./ consultoria