TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Comentários do Prof. Fernando

Comentários do Prof. Fernando – 6 de fevereiro = 5º Domingo do Tempo Comum

(5ª semana = de 06 a 12 de fevereiro de) 2011

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

06/02

Is 58,7-10

Sl 112

1Cor 2,1-5

Mt 5,13-16

5º Domingo comum

07/02

Gn 1,1-19

Sl 104

Mc 6,53-56

2ªfeira da 5ª semana comum

08/02

Gn 1,20-2,4a

Sl 8

Mc 7,1-13

3ªfeira da 5ª semana comum

09/02

Gn 2,4b-17

Sl 104

Mc 7,14-23

4ªfeira da 5ª semana comum

10/02

Gn 2,18-25

Sl 128

Mc 7,24-30

Sta.Escolástica fundadora das Beneditinas

11/02

Gn 3,1-8

Sl 32

Mc 7,31-37

Nossa Senhora de Lourdes

12/02

Gn 3,9-24

Sl 90

Mc 8,1-10

sábado da 5ª semana comum

Ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

06 de fevereiro = 5º Domingo Comum

Da 1ª leitura – Is 58, 7-10

Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Então, brilhará tua luz como a aurora. Se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

Do Salmo de resposta – 112

Feliz o homem caridoso e prestativo,/ que resolve seus negócios com justiça./ Ele é correto, generoso e compassivo,/ como luz brilha nas trevas para os justos.

Da 2ª leitura -1 Cor 2,1-5

Entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado ,,, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.

Da leitura do Evangelhor Mt 5, 13016

Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso ... não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.

Aqui parece haver uma contradição nas palavras de Jesus: ser sal é estar dentro da massa escondido e ser luz significa visibilidade, comportamento que não pode ocultado atrás de uma vasilha.

S.Agostinho lembra que é preciso seguir os dois conselhos. A diferença está na

Intenção: se ela é a de obter prestígio é porque nos colocamos no lugar que é de Deus, única fonte da luz e do bem, pois ele é a luz do mundo (cf João8). Nós só podemos caminhar nessa luz. Não somos nada mais que o seu reflexo ao deixarmos transparecer aos outros o amor com que somos amados.

Somos luz e sal somente se cumprimos o que diz o profeta Isaías (1ª.leitura): cuidando dos outros. Essa mesma luz também está brilhando quando precisamos dos outros. Porque Deus nos ama também por meio dos outros.

Podemos resumir essa dupla exigência de humildade e visibilidade ao constatar que nesse cap.6 de Mateus, há conselhos que são dados no singular dirigidos a cada um de nós como indivíduos (quando você orar, fecha a porta no seu quarto... quando der esmola, não é preciso divulgar...); Há conselhos dados no plural que parecem ser dirigidos à coletividade, às igrejas (vocês são o sal... a luz). Com efeito, benevolência e cuidado mútuos são sinal do amor divino na história (função da “Igreja” (= presença do Cristo na história). Ela, aliás, ultrapassa o limite de nossas comunidades e “igrejas” particulares pois nenhum ser humano, por pior que seja, está excluído desse amor: na cruz Deus nos amou até o fundo. Nossa missão é fazer o mesmo que ele (“como eu vos amei”; “até o fim os amou”).

[ baseado em texto de M.Domergue ]

Resumo das leituras da 5ª semana (07 a 12 de fevereiro)

A primeira leitura nos leva a reler o Gênesis e seu cenário da Criação e do projeto de Deus para o ser humano e a típica resposta ingrata e estúpida desse para com aquele que é fonte da vida, do bem, da luz e da graça. A essa resposta “típica” foi dado o nome de “pecado”. Esse nada mais é – como é usado no significado original da palavra na bíblia – do que um “desvio”, uma alteração da direção que levaria ao perfeito alvo de nossas ações. O ser humano tem a liberdade até para desistir do “paraíso”, isto é, do sonho que Deus sonhou para seus filhos. O tentador não é mais que um mentiroso e suas falas nesse drama, enganação. As cenas e diálogos narrados com uma simplicidade quase ingênua estão carregadas de lições de vida. Reproduzem, aliás, como numa peça de teatro, o drama vivido por todos nós em diferentes contextos: é preciso escutar a voz divina. Afastando-nos dessa relação amorosa, até os “passos” do Senhor se tornam “barulho” no jardim e causam “medo” (cf.Gen3,10). Voltemos ao silêncio da contemplação para perceber a presença amorosa do criador em nossas vidas.

As leituras do Evangelho começam com o final do cap.6 de Marcos onde se mostra que Deus veio para curar todo mal e continuam com os cap. 7 e 8 (até o verso 10) de Mateus. Aí cada frase é uma lição sobre o comportamento de quem ouve o anúncio do Reino. Toda a meditação dessa semana faz eco às leituras de domingo que foram abertas com Isaías: o Reino é o mundo onde há justiça e bondade. Mas ouvir e praticar a Palavra que nos foi anunciada (cap.7) significa ter a fé do leproso e do centurião, aceitando o poder de Deus que pode nos curar (8,1-10).

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

( Prof. FernandoSM. – USU, Rio – fesomor2@gmail.com )