TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Isabel e Maria = 20 de Dezembro - Domingo



IV DOMINGO DO ADVENTO

Lucas 1, 39-45


POR:
Maria Elian de Fátima Figueiredo Lopes

Quero iniciar com palavras de Santa Terezinha: "Como eu gostaria de ser padre, para pregar sobre a Santa Virgem! Uma vez apenas, e me seria suficiente para dizer tudo o que eu penso a respeito desse tema. Antes de tudo eu faria compreender como é quase nada o que se sabe a respeito da sua vida..."
Maria, mulher comum, igual a todas as outras. Não pensou em si quando o anjo lhe disse que sua prima Isabel, estéril e de idade avançada, esperava um filho. Foi até ela e ofereceu sua ajuda. Isabel e Maria, tão próximas e tão diferentes, porém unidas para que se cumprisse os planos de Deus. Isabel grávida de João Batista, aquele que prepararia o povo para acolher o Messias. E Maria, grávida do nosso Salvador e Redentor, Jesus. Que encontro! Fico imaginando Isabel com toda sua experiência de vida, sabendo que estava recebendo em sua casa a mãe de Deus, e Maria jovem, humilde, agraciada por Deus, se doando para ajudar Isabel. Isabel cheia do Espírito Santo de Deus, após receber a saudação de Maria, saúda a jovem Maria dizendo;"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!" Que tenhamos a humildade, a simplicidade de Maria, e um coração aberto para ir ao encontro do irmão, da irmã que precisa de ajuda, capaz de amar e querer bem a todos. E como Isabel saudemos sempre a mãe de Jesus e nossa mãe, que nos ama, nos guia e está sempre pronta para nos acolher e interceder por nós junto ao seu Filho. Fico muito grata, por ter me enviado um evangelho, sobre uma passagem da Maria. Tenho uma grande devoção por Maria, por sua coragem, determinação, humildade, fé e confiança em Deus. E principalmente por ter suportado o sofrimento de seu Filho e vê-lo ser crucificado. E mesmo sabendo que passaria por tudo isso, Maria disse SIM, quando o anjo lhe anunciou que seria a mãe Jesus. Jovem, humilde, prometida em casamento, Maria confiou entregou sua vida nas mãos de Deus. "Faça-se em mim segundo a vossa palavra".

Elian.

HOJE (16/12/09) HÁ MUITA ALEGRIA NO CÉU. PORQUE

MARIA ELIAN, ESTRÉIA EM NOSSOS BLOGES.

ELIAN: SEJA MUITO BEM-VINDA

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MARIA VISITA ISABEL - IV DOMINGO DO ADVENTO

HOMILIAS PARA DOMINGO 20 DE DEZEMBRO

APRSENTAMOS 8 REFLEXÕES PARA ENRIQUECER SEU SERMÃO

..................................................................................................

1-MARIA VAI À CASA DE ISABEL

2-ISABEL RECEBE A VISITA DE MARIA

3-MARIA VISITA ISABEL

4-MARIA CHEIA DE GRAÇA

5-MARIA É AVISADA SOBRE SUA MISSÃO

6-MARIA, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

7-EIS A SERVA DO SENHOR

8-MARIA, MÃE DE CRISTO PELO ESPÍRITO SANTO

----------------------------------------------------------------------------

20 de Dezembro – IV DOMINGO DO ADVENTO

Domingo-Maria visita Izabel.

-----------------------------------------------------------------------------

PRIMEIRA LEITURA (Miqueias 5,1-4)

O profeta Miquéias anuncia a chegada de Jesus, o qual sairá da pequena cidade de Belém. E Miquéias afirma que Jesus é chamado para governar Israel. Está aí uma das preocupações dos líderes políticos e religiosos do tempo de Jesus, com a sua presença que os incomodava. O profeta faz também referência a Maria, embora sem esclarecer o seu nome. Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz.
E acrescenta que o enviado de Deus, vai apascentar o seu povo, com o poder do Senhor, com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. E o seu nome será exaltado até os confins da terra, trazendo a paz aos homens de boa vontade.

SEGUNDA LEITURA (Hebreus 10,5-10)

A carta aos Hebreus está dizendo que Cristo não quer sacrifícios, holocaustos nem oblações, mais sim misericórdia. Essa prática de queimar animais em Holocaustos e sacrifícios pelo perdão dos pecados como faziam os antigos e os judeus no Templo, não agradam a Deus. Ele não recebe com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo perdão dos pecados que para os judeus cumpridores apenas da Lei consideravam que eram as imolações legais.

Jesus aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia, ou a Nova Aliança. Jesus é a nova Vítima, o novo Cordeiro que foi imolado pelos nossos pecados. Ao contrário dos fariseus que faziam sacrifícios, cujo objetivo principal na prática era ganhar rios de dinheiro com a venda de animais que eram queimados no Templo, Jesus prega o amor ao próximo, e critica toda aquela interpretação distorcida da vontade do Pai. Jesus é contra aquele legalismo e aquele ritualismo que se apegam a leis e normas que escrupulosamente dão maior importância a uma multidão de observâncias e ritos, que não levam a nada. “...pois amar o próximo como si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios” (Mc 12,28-34).

Esse texto nos mostra que é muito mais importante a esmola do que uma penitência estúpida do tipo expor-se a algum sofrimento voluntariamente para purificação dos próprios pecados. A caridade, sim, nos purifica. Jesus disse aos fariseus de ontem e de hoje. “ O que você fez na realidade da vida diária pelos seus irmãos mais pequenos?” ( cf. Mt. 25,31-46)

EVANGELHO (Lucas 1,39-45)


Maria vai à casa de Isabel.

Deus fala pelos profetas sobre a esperança da salvação de seu povo, O Seu Filho que trará uma Aliança nova e eterna destinada a todos os homens. Os profetas anunciam uma redenção radical do Povo de Deus, a purificação de todas as suas infidelidades, uma salvação que incluirá todas as nações.

E todas as mulheres santas como Sara, Rebeca, Raquel, Míriam, Débora, Ana, Judite, Ester e Izabel, mantiveram viva a esperança da salvação de Israel. De todas elas a figura mais pura é a de Maria, que é exemplo de obediência da fé. Porque obedecer na fé significa submeter-se livremente à palavra ouvida, visto que sua verdade é garantida por Deus, a própria Verdade. Deste modelo de obediência, a Virgem Maria, sua mais perfeita realização.

A Virgem Maria realiza da maneira mais perfeita de obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo Gabriel, acreditando que "nada é impossível a Deus" e dando seu assentimento: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra".

Maria vai visitar Isabel. E ao chegar lá, Isabel a saudou: dizendo: bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. Que era Jesus. Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido. É em virtude desta fé que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada. Durante toda a sua vida e até sua última provação , quando Jesus, seu filho, morreu na cruz, sua fé não vacilou. Maria não deixou de crer "no cumprimento" da Palavra de Deus. Por isso a Igreja venera Maria pela realização mais pura da fé.

Ao anúncio de que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho do Altíssimo pela virtude do Espírito Santo, Maria respondeu com a "obediência da fé", certa de que "nada é impossível a Deus": "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tornou a Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção.

Que bom seria se todos nós tivéssemos a fé, a humildade, a coragem, a confiança em Deus e a obediência da fé que Maria tinha.

Sal.

====================================================================

ISABEL RECEBE A VISITA DE MARIA

Deixe-se Visitar...

Lc 1,39-56)

Celebramos hoje, em toda a Igreja, a festa da visitação de Nossa Senhora, a sua prima Isabel.

"Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa" (Lc. 1, 39).

Até pouco tempo Maria levava, uma vida "normal"; porém depois do grande anúncio tudo muda; só Deus sabe o que passou em seus pensamentos, talvez muitas preocupações diante de um fato tão grandioso, do qual estava participando diretamente. Porém, uma coisa é certa ela confia no Senhor. Não ficou presa no fato em si, mas põe-se, como nos diz a leitura, a caminho.

No diálogo que teve com o anjo, 'na anunciação', Maria fica sabendo que também Isabel foi agraciada milagrosamente: "Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril". (Lc. 1,36). Maria vai visitar sua parenta e ao vê-la confirma-se o que anjo já lhe havia falado.

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc. 1,41).

Ao chegar na casa de Isabel, após uma longa viagem de pouco mais de cem quilômetros, as duas mulheres se encontram, e não só elas, também os frutos da bondade e do amor de Deus. Aqui aproveito para abrir um pequeno parêntese, Maria estava com poucos dias de gestação, e ainda assim o seu filho foi percebido por Isabel, e o ainda não nascido João Batista. Como é que pode alguns ainda colocarem em dúvida se o feto não constitui ainda um ser humano, capaz de reconhecer as grandes maravilhas de Deus, mesmo que estes sejam de poucos centímetros?

Maria foi a primeira anunciadora da boa nova, junto com ela, leva a mesma alegria recebida do anjo, leva também o Cristo e o Espírito Santo.

Como não querer bem a uma mulher que soube realizar a vontade do Pai?

Maria é aquela que conduz Jesus até aquela família, mais tarde será ela também que pede a Jesus para que ajude os noivos nas bodas de Caná; e ainda hoje ela continua atenta as nossas necessidades, com seu olhar materno.

Diante de tudo que recebeu, ela não se exalta, mas bendiz o Senhor:

"Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador" (Lc. 1. 46).

Deixemo-nos visitar por Deus! Mas estejamos atentos com a mesma sensibilidade de Isabel e João Batista. Que possamos reconhecê-lo, acolhê-lo e com Ele alegrar-se.

Peçamos por interseção de Maria a graça de reconhecermos o Cristo, no pobre, no idoso, no doente e no mais sofredor e também em nossas dificuldades.

Adrian Diego

adriandiegodasilva@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

==================================================

MARIA VISITA ISABEL.

(Lucas 1,39-47)

Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Para um incrédulo, a criança se mexeu dentro de Isabel, por estrita coincidência apenas. Deixe-o continuar a pensar assim. Porque para nós cristãos, Deus é verdadeiro também quando se revela: o ensinamento que vem de Deus é "uma doutrina de verdade". Quando enviou seu Filho ao mundo "para dar testemunho da Verdade": "Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o Verdadeiro" Deus.

Estamos no advento e a mensagem do Evangelho de hoje nos aponta para a vinda do Filho de Deus ao mundo para nos salvar. É O Verbo que se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus: "Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados". "O Pai enviou seu Filho como o Salvador do mundo". E "Este apareceu para tirar os pecados", ou seja, é o Cordeiro de Deus que veio a nós para tirar os pecados do mundo como o disse João Batista.

Deus Pai “bolou” este Plano de salvação, porque a natureza humana estava falida por causa do egoísmo. A natureza humana estava doente, e por isso precisava ser curada; estava decaída e precisava ser reerguida; estava morta, e precisava ser ressuscitada. A humanidade havia perdido a posse do bem, e era preciso restituí-la. Estavam enclausurados nas trevas, por isso era preciso alguém que trouxesse a luz; estavam cativos das tentações de satanás, e então esperavam um salvador; estando prisioneiros, gritavam por socorro; estando escravos , choravam por um libertador.

Portanto, irmãos, Essas razões eram de tal importância que comoveram a Deus a ponto de fazê-lo descer até nossa natureza humana não só para visitá-la, mas para assumi-la para então sentir o que nós sentimos, uma vez que a humanidade se encontrava em um estado tão miserável e tão infeliz.

Hoje também a natureza humana está decaída pelo pecado, pelas ondas do mal que sacodem a sociedade como uma grande enxurrada que nos arrasta para longe do caminho da casa do Pai. Por isso, nós, cristãos conscientes e atuantes precisamos conscientizar os nossos irmãos, que na Festa de Natal, na qual comemoramos o aniversário de Jesus Cristo, Ele vem nos dar a mão para que nos levantemos dessa natureza decaída e nos engajemos no grupo dos escolhidos para fortificar o trabalho missionário da Igreja.

Por isso vamos relembrar, comemorar o fato de, O Verbo ter- se feito carne para que, assim, conhecêssemos o amor de Deus: E nisto manifestou-se o amor de Deus por nós. Caríssimos. Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele, para Ele, e com o próximo. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crer nele não pereça, mas sim, tenha um dia a Vida Eterna.

Que a festa de Natal que se aproxima não seja apenas uma festa de comilanças e de bebedeiras, mais de reflexão sobre o mistério da Fé que não pode ser compreendido pela nossa inteligência, mas sim pelos olhos da própria fé, o mistério que se realizou pela bondade e vontade de Deus Pai, o qual assumiu a natureza humana, nos entregado Seu próprio Filho, que nos deixou tudo o que precisamos para nos salvar.(Sua palavra, o sacerdote com a absolvição, a hóstia como alimento da alma, Igreja, etc). Resta de nós uma atitude de resposta condizente com este ato de amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Sal.

==================================================================

MARIA CHEIA DE GRAÇA

"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

(Lc 1,26-38)

Hoje é o dia que o Senhor escolheu para entrar em nossa vida. Mesmo não sabendo como, ficando cheio de dúvidas, precisamos acreditar no que a liturgia nos propõe. O salmo diz que o Senhor vai entrar, que Ele é o rei glorioso. Onde o Senhor precisa reinar em nossas vidas? Onde a alegria precisa reinar? Pois as palavras que o anjo anunciou para Maria, é atualizada para nós de forma perene. É necessário assumirmos que somos cheios da graça do Espírito Santo, e com alegria proclamar que o Senhor está conosco.

E o que acontece quando o Senhor está conosco? A esperança, a alegria, a fortaleza, a paciência, a bondade, a paz e amor se renovam constantemente em nós. Foi assim que Maria sentiu-se e é assim que Deus quer que nos sintamos.

Baseados em Sua vida, em Seu exemplo, viver em nosso dia-a-dia, o renascimento de Cristo em todo nosso ser, pois nos foi anunciado, que "No mundo haveis de ter tribulações. CORAGEM. Eu venci o mundo."

Aproveito para partilhar um anjo que apareceu em minha vida, com o nome de Manuele. Hoje é o seu aniversário e ela é minha afilhada de Crisma. Então quero dizer-te 'filhada' que o Senhor é contigo, e Ele sendo por ti, quem será contra ti? Fortaleça-se sempre no Senhor, e que Ele consiga reinar em todas as áreas de sua vida. ALEGRA-TE, pois nos ALEGRAMOS com sua vida, hoje e sempre.

Deus nos guarde.

Com carinho,

Raoni

raonimendes@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

=====================================================

MARIA É AVISADA SOBRE SUA MISSÃO


Lc 1,26-38

O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus.

- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus.

No evangelho de hoje o Espírito de Deus desce sobre Maria através do anjo para avisá-la que será transforma na mulher mais importante da Terra, para aqueles que acreditam em Deus e no seu plano de salvação. Para os que não acreditam neste mistério, Maria não passa de uma mulher qualquer sem importância e sem nenhum poder. É claro que o poder de Maria lhe vem de seu Filho, que mostrou ser o próprio Deus pelos milagres.

Meus irmãos. Não dá para acreditar que alguém que se diz crer em Deus, e o pior, se apresenta como seguidor e anunciador de Jesus, não aceitar a pessoa de Maria. E vai além. Tem o maior ódio da mãe de Jesus. Uma coisa dessas é inconcebível. Não admitir que Maria era virgem durante a concepção pelo Espírito Santo, é não admitir que Deus pode tudo. Não acreditar no mistério da encarnação é o mesmo que não acreditar na multiplicação dos pães, na ressurreição de Lázaro, na cura dos dez leprosos etc.

Meu irmão! Pára com isso! Não fica bem você fazer um discurso para o povo falando de Jesus, Jesus, e Jesus, e negar a sua origem terrena, como Ele veio ao mundo, negar, rejeitar, odiar a sua mãe. Do mesmo modo, não fica bem você se dizer seguidor daquele que disse: Amai-vos uns aos outros, e ficar falando mal da Igreja fundada por Jesus. Negar que Jesus fundou a Igreja, é o mesmo que ignorar certas passagens do Evangelho e aceitar somente as que lhe interessa. E a sua crítica é feita num tom de muito rancor, que chega a dar a impressão que se trata de uma possível guerra entre irmãos. Meu irmão você não entendeu, ou não quer entender a palavra de Jesus. Ele disse, amai-vos uns aos outros, e não disse amassai-vos uns aos outros.

Imagine dois povos de religiões diferentes em pé de guerra por causa de desentendimentos por pontos de vista religiosos. Os demais que estão assistindo isso, o que iriam dizer. Que feio! Os dois lados vivem pregando o amor ao próximo e agora estão se batendo, se matando! Eu hein! Eu é que não quero saber desse negócio de religião!

E aí, irmão em Cristo? É quer você queira ou não, você é meu irmão! Como fica a nossa tarefa missionária de salvar o mundo através da palavra de Jesus Cristo? Com podemos convencer o mundo que Jesus salva, que O AMOR É A SOLUÇÃO CONTRA TODOS OS MALES ENTRE OS HOMENS, SE ESTAMOS ALIMENTANDO ÓDIO POR AQUELES QUE NÃO PENSAM IGUAL A NÓS?

O nosso empenho deveria ser de juntar nossas forças para tentar salvar o que resta de bom neste mundo, incentivando, por exemplo, A CRIA ÇÃO DE AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS, e não de ficarmos com picuinhas, criticando os irmãos que aceitam Maria como a mãe de Jesus e nossa mãe.

“Eu vos dou a minha paz. Eu vos deixo a minha paz...”

Viu? Ele está nos vendo neste instante. Está percebendo a sua raiva ao ler este texto! E foi ele quem disse: “Aquele que me ama guarda a minha palavra!”

Prezado irmão. Vamos nos respeitar como filhos de Deus, apesar de possuirmos convicções diferentes. Nem você vai me fazer mudar de idéia nem tampouco iria fazer o mesmo com a sua pessoa. Então? Para que essas críticas que não levam a nada?

Meu irmão. A paz de Cristo!

Sal

=============================================================================================

MARIA, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Lc 2,41-51

Nesta passagem quero me ater à figura de Maria. Ela, como uma mãe normal se preocupa com o filho, larga tudo pra procura-lo e como educadora, repreende pela preocupação que causou. Ora, nada mais normal, o que qualquer mãe faria. Entretanto, ela não é mãe de uma criança qualquer, era mãe do menino Jesus, era mãe de Deus.

Ele, obviamente, não se contenta em ser obediente, mas antes disso, surpreende com sua inteligência, sua maturidade. E Maria, sem saber o que fazer ou dizer, guarda tudo em seu coração.

Agora me pergunto, e nós? Quantas vezes a vida nos surpreende com situações que nos parecem tão difíceis de entender. Passamos por coisas que julgamos injustas. E nossa reação diante destes problemas, qual é? O que fazemos?

Queria eu ter a paciência e a sabedoria de Nossa Senhora. Ela não entendia muito das coisas que aconteciam na sua vida e na de seu filho, mas em nenhum momento questionava, em nenhum momento se rebelava. Somente guardava em seu coração, tamanha era sua fé que tinha certeza que no momento certo Deus iria revelar ao seu corações todos os porquês.

Senhor, coloca em nosso coração a fé de Maria, para que possamos não questionar os porquês, mas crê que tudo tem um motivo, que todas as coisas cooperam para o bem de quem depositam a vida em Ti. Maria, intercede por nós e a cada dia, faz-nos querer-te como exemplo em todas as situações de nossa vida. Amém.

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

=============================================================================================

EIS A SERVA DO SENHOR

Maria ocupou um lugar de destaque no advento da salvação, aceitando acolher a proposta de Deus de assumir a maternidade do Messias Jesus. A escolha de Maria não se explica, no plano humano. Era uma jovem, já prometida em casamento a um descendente da casa de Davi. Não pertencia a nenhuma família nobre e rica, e habitava numa cidade escondida e mal-afamada. Não passava por sua mente ligar-se, de algum modo, ao Messias. Humanamente falando, ela não possuía os requisitos necessários para ser mãe do Salvador.
O diálogo de Maria com o anjo revelou a imagem que ela fazia de si mesma, bem como o que Deus pensava a respeito dela. Da parte de Deus, era considerada repleta de graça, amada por ele, bendita entre todas as mulheres. Em outras palavras, possuidora dos requisitos necessários para ser colaboradora de seu plano de salvação. Este requeria alguém totalmente disponível para Deus, despojado de si mesmo e dos próprios interesses, e disposto a assumir uma missão superior a tudo que se possa imaginar. Maria, por sua vez, tinha consciência de suas limitações. Não podia imaginar que Deus a tivesse em tão alta conta. Não conseguia conciliar a concepção do Messias com o fato de não ter conhecido homem algum. Estava longe de compreender o que significa conceber por obra do Espírito Santo. Contudo, como se sabia serva, não receou aceitar cegamente o projeto de Deus.

Pe. Jaldemir Vitório

MARIA MÃE DE CRISTO PELO ESPÍRITO SANTO

A Anunciação a Maria inaugura a "plenitude dos tempos" (Gl 4,4), isto é, o cumprimento das promessas e das preparações. Maria é convidada a conceber aquele em quem habitará “corporalmente a plenitude da divindade" (Cl 2,9). A resposta divina à sua pergunta "Como se fará isto, se não conheço homem algum?" (Lc 1,34) é dada pelo poder do Espírito: "O Espírito Santo virá sobre ti" (Lc 1,35).

A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho . O Espírito Santo é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e fecundá-la divinamente, ele que é "o Senhor que da a Vida", fazendo com que ela conceba o Filho Eterno do Pai em uma humanidade proveniente da sua.

Ao ser concebido como homem no seio da Virgem Maria, o Filho Único do Pai é "Cristo", isto e, ungido pelo Espírito Santo desde o início de sua existência humana, ainda que sua manifestação só se realize progressivamente: aos pastores , aos magos , a João Batista , aos discípulos . Toda a Vida de Jesus Cristo manifestará, portanto, "como Deus o ungiu com o Espírito e com poder" (At 10,38).

Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus. Sua virgindade transforma-se em fecundidade única pelo poder do Espírito e da fé .

Em Maria, o Espírito Santo manifesta o Filho do Pai tornado Filho da Virgem. Ela é a Sarça ardente da Teofania definitiva: repleta do Espírito Santo, ela mostra o Verbo na humildade de sua carne, e é aos Pobres e às primícias das nações que ela o dá a conhecer.

Finalmente, por Maria o Espírito Santo começa a pôr em Comunhão com Cristo os homens, "objetos do amor benevolente de Deus ", e os humildes são sempre os primeiros a recebê-lo: os pastores, os magos, Simeão e Ana, os esposos de Caná e os primeiros discípulos.

Ao final desta missão do Espírito, Maria torna-se a "Mulher", nova Eva, "mãe dos viventes", Mãe do "Cristo total ". É nesta qualidade que ela está presente com os Doze, “com um só coração, assíduos à oração" (At 1,14), na aurora dos "últimos tempos" que o Espírito vai inaugurar na manhã de Pentecostes, com a manifestação da Igreja. (Catecismo da Igreja Católica).

Sal.

==============================================================================================

TERMINA AQUI AS REFLEXÕES DE DOMINGO 20 DE DEZEMBRO.

=====================================================