TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sexta-feira, 9 de abril de 2010

FELIZES OS QUE CREREM SEM ME TEREM VISTO

.

.

HOMILIAS PARA O DIA 11 DE ABRIL DE 2010

========================================================

“FELIZES AQUELES QUE ACREDITAREM SEM NUNCA ME TEREM VISTO”!

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica,

porém, respeitamos todas as religiões.

................................................................................................................

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS E PARENTES. ASSIM VOCÊ ESTARÁ TAMBÉM EVANGELIZANDO PELA INTERNET.

...............................................

AH! DEIXE SEU RECADO, CRÍTICA E SUJESTÃO. PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE TRABALHO PARA A GLÓRIA DE DEUS, E NOSSA SALVAÇÃO.

COMENTÁRIOS PARA ENRIQUECER SUA HOMILIA

BOA CELEBRAÇÃO.

01- FELIZES OS QUE CREREM SEM ME TEREM VISTO - Fernando Torres

02- A PAZ ESTEJA COM VOCÊS - Maria Elian.

03- Cecilia

04- - Lincoln Spada

05- JESUS RESSUSCITADO APARECE AOS DISCÍPULOS - José Cristo Rey Garcia Parede

06 – JESUS RESSUSCITOU - Sal

07- O SUDÁRIO FOI UMA PROVA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS - Sal

08- POR QUE MESMO QUE JESUS MORREU? – Sal

09- A PRIMEIRA ORDENAÇÃO SACERDOTAL - SAL

10- JESUS COMUNICA A SUA PAZ AOS DISCÍPULOS - (Pe. Jaldemir Vitório)

INTRODUÇÃO

CARTA AOS TOMÉS DOS TEMPOS ATUAIS.

Prezados Irmãos. Jesus entrou no lugar onde os discípulos estavam com seu corpo glorioso atravessando a parede ou a porta, de forma espetacular como aqueles efeitos de computação gráfica dos novos filmes de Hollywood. Aliás, mesmo antes de sua morte, sendo Deus, Jesus não precisava de nenhuma porta para entrar ou sair de nenhuma sala ou casa. Só que Ele fazia isso como todo ser humano faz. Deixou essa novidade, esse espetáculo para o dia em que precisava mostrar aos apóstolos que Ele realmente havia ressuscitado.

Seu primeiro ato, depois de dizer: “A paz esteja convosco”, foi assoprar sobre as suas cabeças, enviar-lhes o Espírito Santo e ordená-los sacerdotes. Nessa ordenação que teve início do dia da Última Ceia, Jesus promete que estaria com os sacerdotes até o fim dos tempos, e disse isso no dia da ordenação de Pedro. O primeiro Papa. Isso explica a continuidade, ou herança da ordenação sacerdotal, ou seja, a substituição dos primeiros padres ordenados por Jesus Cristo.

Jesus e Tomé. Depois Jesus se dirige a Tomé, aquele que estava passando por uma crise de fé, e questionou a divindade e a ressurreição de Jesus, dizendo que só acreditaria se tocasse nos ferimentos do Mestre.

Aos Tomés dos dias atuais, àqueles que duvidam das coisas de Deus iguais ao Tomé que duvidou de Jesus, nós gostaríamos de dizer a vocês o seguinte: Caros irmão que só acreditam no que vê, no que pode tocar ou pegar, como o dinheiro, pessoas, armas etc, não sejam incrédulos, mas sim acreditem! Observem a vida de Cristo e tente entender o seu Mistério. Pense. Milhões de livros já foram escritos sobre Deus. Se Deus não existisse será que alguém falaria ou escreveria sobre Ele? Será que todas essas pessoas são loucas? Se uma não existe não se fala nessa coisa. Vocês mesmo acabam afirmando a existência de Deus, quando falam: Ah! Deus não existe! Viu? Tanto é que Ele existe que você acabou de pronunciar o nome d’Ele. Veja, se Deus não existisse, ninguém falaria o seu nome. Concorda comigo?

Caríssimos. Crer é ver o INVISÍVEL. Crer é conseguir tocar o intocável. Não se trata de alucinação, e sim de iluminação. Milhões de pessoas acreditam em Deus. Não dá para afirmar ou admitir que todas essas pessoas são alucinadas. Muitos como Abraão, Moisés, Maria, Paulo, os discípulos, Tomé entre outros, já tiveram experiências com Deus. Vai me dizer que vocês estão esperando uma experiência com Deus para poder acreditar?

Agora vamos nos dirigir aos que crêem. Prezados irmãos, e irmãs. Aquele que crê está a caminho da salvação. Aquele que crê enxerga o que os outros não vê. Aquele que realmente crê e está sintonizado com Deus, tem problemas, mais tem a ajuda de Deus para resolvê-los. E é notável como a pessoas que crê também sofrem com o sofrimento alheio, sofre por ver em sua volta muita gente sofrendo, resmungando, chorando, gemendo, por não terem consigo, a força de Deus. Por terem dispensado a proteção e o poder de Deus. São pessoas jovens que por confiar apenas na força da sua juventude, por desfrutar tudo que tem direito em relação a sua juventude, acaba arrumando muita encrenca, e estão em apuros. Outros, que, mesmo possuindo muito dinheiro e compram tudo o que o dinheiro pode dar, acaba percebendo que esse mesmo dinheiro não lhes dá o que eles mais anseiam, mais desejam e mais quer. Porque só Deus sacia a nossa sede, só Deus nos satisfaz.

Meus amigos Tomés dos tempos de hoje. Se vocês têm dúvidas é porque não são totalmente incrédulos. Se vocês questionam como o fez Tomé, é porque não querem ter uma fé cega, mais sim, uma fé fundamentada em tatos históricos, e argumentos lógicos, etc.

Vocês estão com dúvida? Então corram atrás das respostas enquanto é tempo. Cuidado! Quem não crer será condenado. Foi Jesus quem disse. Por via das dúvidas é melhor arrumar um jeito de acreditar.

Sal.

==========================================================================

PRIMEIRO COMENTÁRIO

11 de Abril – Domingo – FELIZES OS QUE CREREM SEM NUNCA ME TEREM VISTO!

Domingo de Páscoa
(Domingo da Divina Misericórdia )

Disse o Senhor a Tomé:
“Porque Me viste, acreditaste
felizes os que acreditam sem terem visto”

Introdução

Maximino Cerezo Barredo

A liturgia deste domingo apresenta-nos essa comunidade de Homens Novos que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja. A sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição.

No Evangelho sobressai a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.

A segunda leitura recorda aos membros da comunidade cristã os critérios que definem a vida cristã autêntica: o verdadeiro crente é aquele que ama Deus, que adere a Jesus Cristo e à proposta de salvação que, através d’Ele, o Pai faz aos homens e que vive no amor aos irmãos. Quem vive desta forma, vence o mundo e passa a integrar a família de Deus.

EVANGELHO

(Jo 20,19-31)

Comentário

Vivos Graças ao Vivente

A experiência da ressurreição de Jesus mudou radicalmente a vida daqueles primeiros discípulos. Devemos ter muito presente o que faz muito poucos dias recordávamos: que no momento da detenção, do julgamento e da crucificação, todos saíram correndo. Todos tiveram medo. Todos sentiram temor de que as autoridades judias ampliassem as detenções com o objetivo de terminar definitivamente com aquele movimento revolucionário, com aquele que falando de Deus devolvia a esperança às pessoas e lhes estragava o negócio. Por isso o Evangelho deste domingo começa afirmando que os discípulos estavam em uma casa “com as portas fechadas por medo aos judeus”. Temiam ser detidos se saíssem à rua.

Mas a ressurreição de Jesus abre-lhes a uma vida nova. Os que viviam no temor, recebem a mensagem de paz. Os que se tinham encerrado em uma casa com as portas e janelas fechadas - que diferença há com uma tumba? - são enviados à vida para pregar a Boa Nova do Reino.

Uma comunidade nova e fraterna

Os resultados dessa missão estão à vista na primeira e na segunda leitura. Os crentes, os que têm experimentado que Jesus está vivo formam uma comunidade diferente, vivem de um modo diferente, se relacionam de uma maneira diferente: têm tudo em comum, compartilham os bens, ninguém passa necessidade. São verdadeiros irmãos e irmãs, que participam todos na mesa comum. Não é isso o Reino levado à prática? É possível que a primeira leitura seja mais um sonho, um desejo, do autor dos Atos dos Apóstolos, que uma descrição da vida real daquela primeira comunidade de discípulos e discípulas.

Mas esse sonho tem sobrevivido na história da comunidade cristã e tem seguido gerando em muitos dos crentes o desejo de fazê-lo realidade. É o sonho do Reino que, desde a fé, promove uma forma diferente de viver, de se relacionar as pessoas. É o sonho que animou aos grandes fundadores de ordens e congregações religiosas. É o sonho que animou a muitos dos missionários franciscanos e jesuítas que evangelizaram a América Latina. É o sonho que hoje segue animando muitas comunidades de base.

Centrados no amor

É um sonho que se centra no amor de Deus manifestado em Jesus Cristo. Esse amor faz que nos sintamos novos e que vivamos em outra onda, ali onde os mandamentos não são ônus pesados senão uma ajuda e um guia que nos ajudam a ser felizes porque não há felicidade maior que no amor fraterno e não outra é a vontade de Deus.

Vencer o mundo é vencer o ódio, a inimizade, a violência, tudo o que rompe a fraternidade dos filhos de Deus. Por isso diz a segunda leitura que o que ama é que tem nascido de Deus. Não pode ser de outra maneira porque Deus é amor.

Encontrar-nos com Jesus

O Evangelho acrescenta um elemento importante para a vida cristã. Tudo isto que temos dito: a paz, a fraternidade, o amor... não é compreensível sem que passemos pela experiência do encontro pessoal com o ressuscitado. Aí está o depoimento de Tomé. Precisou ver o sinal dos cravos e colocar a mão no costado de Jesus. Precisou tocá-lo para dar-se conta de que realmente estava vivo, de que o Reino de que tanto tinha falado Jesus não tinha morrido naquela cruz maldita da Sexta-Feira Santa. Precisou encontrar-se ao vivo com Jesus para confessar “Senhor meu e Deus meu!“.

Cada um de nós deve passar pela mesma experiência se quisermos ir para além do cumprimento de umas normas e do rezar de umas orações. Se quisermos que nosso ser cristão seja algo que nos transforme realmente por dentro, temos que nos encontrar com Jesus não com um personagem a mais da história com uma doutrina mais ou menos atraente senão como uma pessoa viva e próxima que nos anima, que nos acompanha, que nos reconcilia e cura para nos comprometer em fazer realidade em nossa vida e na vida dos que nos rodeiam o Reino pelo qual Ele mesmo deu a vida.

http://www.ciudadredonda.org/subsecc_ma_d.php?sscd=157&scd=1&id=2893

======================================================================

SEGUNDO COMENTÁRIO

11= de abril- A paz esteja com vocês.

Reflexão – João 20, 19-31

Hoje, segundo domingo da Páscoa, o evangelho narra mais uma das aparições de Jesus. Ele aparece no local onde os discípulos se reuniam de portas fechadas, estavam com medo dos Judeus. E Jesus entra, e quando está entre eles diz: “A paz esteja convosco”, Jesus deseja a todos a paz que vem de Deus, de seu reino. E Mostra aos discípulos suas mãos e o lado, e sua presença alegra os discípulos. “Como meu pai me enviou, também eu vós envio”, palavra de coragem e força para que seus discípulos continuem com a missão que Jesus iniciou. Nesta aparição, Jesus soprou sobre os discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” e deu a eles o dom de perdoar os pecados e reter os pecados, deixando a sua Igreja o poder de perdoar ou não os pecados e o sacramento da penitência, da confissão.

Porém, nos chama muito a nossa atenção, a atitude de Tomé, que não estava presente quando Jesus apareceu aos discípulos. Não acreditou, quando contaram a ele que tinham visto Jesus, e Tomé disse que só acreditaria se tocasse Jesus com suas mãos. E quando os discípulos se encontravam novamente reunidos, e Tomé agora estava presente, e as portas fechadas, Jesus entra e diz: “A paz esteja convosco”. “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos”. (Jo 20, 26-27). Tomé reconhece Jesus: “Meu Senhor e meu Deus”.

Hoje, quando queremos dizer que alguém não acredita, que não tem fé, chamamos essa pessoa de Tomé, usamos muito a frase: “Ver para crer”. Tomé representa para muitos aqueles que não têm fé. Jesus diz a Tomé: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto”. Mas, acredito que Tomé represente também, muitos de nós nos dias de hoje, muitos que ainda esperam por sinais e provas de Cristo. Por outro, a atitude de Tomé é um alerta, para os cristãos que acreditam em tudo, em “milagres”, “aparições”, em “curas” que algumas Igrejas pregam, e não tem comprovação alguma, portanto é necessário cuidado, é necessário amadurecermos a nossa fé. Tomé, como os outros apóstolos é também um modelo para todos nós, ele vive com Cristo, e preferiu morrer a negar sua fé em Cristo. “Bem-aventurados os que creram sem terem visto”, estas palavras são para todos nós, para os acreditam, e para os que ainda têm alguma dúvida de que Jesus é o filho de Deus.

Um abraço a todos.

Elian

Oração:

“Ó Deus, nosso Pai, abriste para nós o caminho da vida, com a vitória de teu Filho Jesus sobre a morte. Ajuda-nos a celebrar esse dia muita festa e alegria e dá-nos a graça de sermos homens e mulheres novos, ressuscitados com ele. Amém.”

=====================================================================

TERCEITO COMENTÁRIO

=====================================================================

QUARTO COMENTÁRIO

======================================================================

QUINTO COMENTÁRIO

JESUS SOPRA SOBRE AS CABEÇAS DOS APÓSTOLOS E DIZ: RECEBAM O ESPÍRITO SANTO. A QUEM VOCÊ PERDOAREM SERÃO PERDOADOS. E A QUEM VOCÊS NÃO PERDOAREM NÃO SERÇÃO PERDOADOS.

E PORQUE JESUS ASSOPROU? POR QUE ERA COMUM DESDE MUITO TEMPO, A CRENDICE POPULAR, ACREDITAR QUE O QUE BALANÇAVA AS FOLHAS DAS ÁRVORES NÃO ERA O VENTO, MAIS SIM O ESPÍRITO.

VEJA O DESTAQUE DADO AO ESPÍRITO SANTO QUE JESUS SOPRA NAS CABEÇAS DOS DISCÍPULOS NA BELÍSSIMA REFLEXÃO DE . José Cristo Rey Garcia Paredes

JESUS RESSUSCITADO APARECE AOS APÓSTOLOS -A paz esteja convosco

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.

Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.

O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas conseqüências.

É preciso ter consciência da presença do Espírito: é Ele que alimenta, que dá vida, que anima, que distribui os dons conforme as necessidades; é Ele que conduz as comunidades na sua marcha pela história. Ele foi distribuído a todos os crentes e reside na totalidade da comunidade.
Temos consciência da presença do Espírito e procuramos ouvir a sua voz e perceber as suas indicações? Temos consciência de que, pelo fato de desempenharmos esta ou aquela função, não somos as únicas vozes autorizadas a falar em nome do Espírito?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João (Jo 20,19-23)

As comunidades construídas à volta de Jesus são animadas pelo Espírito. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde… É Ele que nos faz vencer os medos, superar as covardias e fracassos, derrotar o ceticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com um mundo novo. É preciso ter consciência da presença contínua do Espírito em nós e nas nossas comunidades e estar atentos aos seus apelos, às suas indicações, aos seus questionamentos.

Comentário

A Respiração do mundo

Há diagnóstico cruéis que levam ao desespero. Basta uma avaria, para que um organismo em que muitas coisas funcionam, anuncie o mais obscuro dos futuros.

Assim são muitos dos diagnósticos que fazemos sobre a sociedade, sobre a política, sobre a Igreja, sobre nossos grupos: diagnósticos cruéis em que uma parte suplanta o todo!

Porém, nós não detectamos isto à primeira vista, nosso mundo não é tão ruim quanto parece. O pessimismo como norma é uma doença que leva à convicção que cada nova geração é pior que a anterior. Nos torna insensíveis ante as novas formas do bem. Nos faz crer que o mal que nos torna violentos, corruptos, irados, invejosos, dependentes... é invencível! Porém, está ferido de morte para o Espírito que nos foi dado!

Enquanto há esperança há vida. O Espírito Santo é a esperança, a respiração do mundo. O Espírito é o "Deus que guarda"; está em missão ativa desde o dia em que Jesus se espirou desde a Cruz, desde o dia de Pentecostes em que se derramou como línguas de fogo.

O Deus Pai que está no céu, o Deus Filho que também está no céu, não nos deixaram órfãos! Eles nos enviaram conjuntamente o Espírito, seu Alento, para que seja o Alento do mundo.

O Espírito enche de paz da terra, penetra até o mais íntimo do coração dos seres humanos. O Espírito Santo nos faz respirar, viver, sonhar, amar, criar. O Espírito na doença nos convida a crer na cura, no caos nos torna criadores.

Creio no Espírito Santo, Senhor e doador de vida! Esta confissão de fé não é uma mera fórmula teológica. É a fé em uma experiência permanente, histórica. Sem os olhos da fé, a historia é inquietante e deprimente. Abaixo do olhar do Espírito o diagnostico é definitivamente positivo.

Nós às vezes ansiamos pela chegada de um novo Pentecostes, quando levamos tantos séculos de Pentecostes permanente. É que damos demasiada importância ao mal. Jesus se foi, embora não parecesse politicamente correto, quando disse: "Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes" (Mt 26,11). Jesus nunca nos prometeu uma sociedade sem pobres, um mundo sem males, um corpo sem doenças; porém nos prometeu o Espírito Paráclito, que sempre estaria conosco e tornaria possível o sonho de Deus sobre a humanidade. Sim, nós damos demasiada importância ao mal, e muito pouco à presença vitoriosa do bem.

Pessoas negativas renunciam à bolsa de oxigênio para se afogar em seus pulmões sem alento. São incapazes de descobrir o Espírito que encoraja toda a criação e toda a humanidade.

As pessoas que receberam a chama do Espírito, o vento forte do Espírito,experimentam nele e no outro um florescimento incomum de carismas, de dons que tornam possível o impossível. Confiam nos ritmos de Deus. Celebram o fato de que durante muitos séculos há na humanidade uma fonte de Água Viva que tudo fecunda e faz cada vez mais próximo o Paraíso.

O Espírito Santo é a Respiração do mundo. Nós vivemos graças ao Espírito. E, quando uma pessoa, cheia com as estampas de Espírito, não perde o Espírito, ela o exala no outro.

O Abbá e Jesus querem nos conceder por este dia a graça de “respirar corretamente” e depois de estar cheio os pulmões de Espírito, a Igreja eterna se torne mais sorridente e empreenda o caminho de seus mais profundos sonhos.

José Cristo Rey Garcia Paredes

=========================================================================

SEXTO COMENTÁRIO

JESUS RESSUSCITOU

Evangelho (Marcos 16,9-15)

Marcos, neste evangelho nos faz um resumo das principais aparições de Jesus.

Quando Jesus sofria na cruz, houve quem disse: Ele salvou outras pessoas mais não pode salvar a si mesmo. É que essas pessoas não sabiam do plano de Deus que foi anunciado pelos profetas. Jesus podia sim se salvar daqueles sofrimentos de cruz, mas preferiu coisa melhor como foi planejado, voltar à vida no terceiro dia.

Jesus é a nova Aliança. Antigamente, o povo de Deus matava e oferecia cordeiros ao Pai. Jesus avisa que daquela data em diante, Ele é o novo cordeiro. Um novo acordo, Uma Nova Aliança. O Cordeiro Pascal que é oferecido a Deus pelos nossos pecados,e sofre sem reclamar.

Para reconciliar consigo todos os homens destinados à morte por causa do pecado, Deus tomou a iniciativa amorosa de enviar o Seu Filho para que se entregasse à morte pelos pecadores. Anunciada no Antigo Testamento, em particular como sacrifício do Servo sofredor, a morte de Jesus acontece «segundo as Escrituras». E não segundo a vontade de algumas pessoas que passaram e viram o Crucificado sofrer calado.

Toda a vida de Cristo é oferta livre ao Pai para realizar o seu desígnio de salvação. Ele dá «a sua vida em resgate por muitos» (Mc 10,45) e deste modo reconcilia com Deus toda a humanidade. O seu sofrimento e a sua morte manifestam como a sua humanidade é o instrumento livre e perfeito do Amor divino que quer a salvação de todos os homens.

E após ser imolado, o Novo Cordeiro da Nova Aliança, ressuscita no terceiro dia, e prova isto aparecendo a várias pessoas.

Embora seja um acontecimento histórico, constatável e atestado através dos sinais e testemunhos, a Ressurreição, enquanto entrada da humanidade de Cristo na glória de Deus, ainda hoje é vista por alguns com descrença. Tem gente que se recusa a acreditar nestes fatos históricos, e vêem Jesus como um homem histórico, e não como o filho de Deus que se fez homem.

A Ressurreição de Cristo não foi um regresso à vida terrena. O Seu corpo ressuscitado é Aquele que foi crucificado e apresenta os vestígios da Sua Paixão, mas é doravante participante da vida divina com as propriedades dum corpo glorioso.

Que a nossa fé no ressuscitado seja igualmente gloriosa e sem sombras de dúvidas. Pois a Ressurreição de Cristo foi um fato histórico.

Sal

====================================================================

SÉTIMO COMENTÁRIO

O SUDÁRIO FOI UMA PROVA DE SUA RESSURRIÇÃO

Evangelho (Mateus 28,8-15)

Paulo nos aconselha a crer na ressurreição de Cristo, pois temos provas de que Jesus voltou a vida através de suas aparições.

Jesus apareceu a várias pessoas depois de ressuscitado. Apareceu duas vezes no Cenáculo, o qual estava com as portas fechadas.

Tomé duvidou mais depois acabou reconhecendo a ressurreição de Cristo Jesus ao dizer: - “Meu senhor, e meu Deus”.

Jesus responde-lhe: Tomé, você acreditou por que me viu. “Felizes serão aqueles que acreditarem sem nunca me ter visto.”

Irmãos: que maravilha! Somos felizes por que acreditamos em Jesus, sem nunca telo visto! Jesus nunca apareceu na nossa frente, nem mesmo telefonamos para Ele. E nós acreditamos

O Santo Sudário é a maior prova da ressurreição de Jesus Cristo.

MUITOS QUESTIONAMENTOS FORAM FEITOS: O QUE TERIA CAUSADO A IMAGEM NO TECIDO OU LENÇOL QUE ENVOLVEU O CORPO DE JESUS DURANTE O TEMPO EM QUE ELE ESTEVE NO SEPULCRO?

EM 1978, CIENTISTAS DA NASA FIZERAM O MAIOR E MAIS SOFISTICADO ESTUDO SOBRE O SANTO SUDÁRIO. FORAM MAIS DE 100 MIL HORAS DE ESTUDO, 40 TONELADAS DE APARELHOS DE PESQUISAS, PARA UM ESTUDO DETALHADO DAS FIBRAS DO TECIDO DO SANTO SUDÁRIO. E QUANDO TERMINARAM FIZERAM UM RELATO DOS FATOS.

EIS O RELATÓRIO DOS CIENTÍSTAS INCRÉDULOS. ELES CHEGARAM A SEGUINTE CONCLUSÃO:

A IMAGEM FOI CAUSADA POR ALTERAÇÃO QUÍMICA. MAS O QUE CAUSOU ISSO NÃO SABEMOS (CIENTISTA NÃO PODE DIZER A PALAVRA MILAGRE)

A IMAGEM FOI CAUSADA POR RADIACÃO CALÓRICO LUMINOSA ESPECIAL E INSTATÁNEA SAIDA DO CORPO DO CRUCIFICADO.

ESSA RADIACAO CHAMUSCOU LIGEIRA E SUPERFICIALMENTE AS PONTAS DAS FIBRAS DO TECIDO.

PERGUNTARAM A ELES: QUE RADIACÁO É ESSA? OS CIENTISTAS NAO QUIZERAM SE MANIFESTAR.

AFIRMARAM APENAS: “ESSA ESTRANHA RADIACÃO ESTÁ FORA DOS LIMITES DA CIÊNCIA ATUAL

ORA, ISTO É O MESMO QUE DIZER: NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE FOI UM MILAGRE.

CAROS IRMÃOS:

PARA NÓS O SANTO SUDÁRIO FOI O RESULTADO DE UMA ECLOSÁO DE LUZ E CALOR QUE SAIU DO CORPO DE CRISTO NA HORA DA SUA RESSURREICÁO. UM VERDADEIRO MILAGRE! UM “MILAGRAÇO” COMO DISSE O PADRE QUEVEDO. A MAIOR PROVA DA DIVINDADE DE CRISTO!

PARA NÓS QUE TEMOS FÉ, NÁO PRECISAMOS DE PROVAS CIENTIFICAS PARA SABER QUE O SUDÁRIO É UMA FOTO DE CRISTO.

DEIXADA PO ELE A NÓS.

MAS AINDA HOJE SE ENCONTRAM PESSOAS QUE QUESTIONAM A VERACIDADE DO SANTO SUDÁRIO. CERCA DE 9% APENAS.

POR OUTRO LADO, ESSES QUESTIONAMENTOS FAZEM PARTE DO DIREITO QUE DEUS NOS DEU DE DUVIDAR. “QUEM TEM OUVIDO PARA OUVIR, OUÇA”. SE JESUS DIZIA ISSO É POR QUE DEUS NOS DEU O LIVRE ARBÍTRIO. O PODER DE QUERER OU NÃO QUERERU UMA COISA MESMO TENDO QUE NOS ATER COM ELA.

O DIREITO DE CRER, OU NÃO CRER.

PROMETO FALAR DESSE LIVRE ARBITRIO FUTURAMENTE.

Sal

===========================================================

OITAVO COMENTÁRIO

POR QUE MESMO QUE JESUS MORREU?

Evangelho (João 20,1-9)

”No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.”

Neste evangelho João nos relata o primeiro impacto dos amigos de Jesus com a ausência dEle no túmulo onde foi colocado após sua morte. São os primeiros momentos de constatação da ressurreição pelos mais “chegados” do divino Mestre. O túmulo vazio é a primeira prova da volta de Jesus à vida.

Mas por que mesmo que Jesus morreu? Muitos já perguntaram: Como assim, Jesus morre por nós? Para nos salvar? de que? Como? Ele era Deus, poderoso, e não impediu que o matassem?

Resposta: Sua morte já estava planejada pelo Pai e anunciada pelos profetas, já estava escrita; Além disso, Jesus em toda sua vida terrena não fez nenhum milagre em benefício próprio, mas todos foram para a alegria e felicidade das pessoas.

Quando lemos o Antigo Testamento, notamos que o povo de Deus queimava novilhos e cordeiros e oferecia em forma de sacrifício a Deus, pelo perdão dos pecados, para aplacar a ira do Senhor, para agradecer etc.

O animal preferido era o cordeiro, porque ele morre sem dar nem um gemido, (como Jesus sofreu e morreu sem reclamar) e estas oferendas se chamavam holocaustos.

Jesus veio e nos disse mais ou menos assim: Não quero sacrifícios mais sim caridade. A gora é a nova Aliança, (o novo acordo) não façam mais holocaustos. Por que daqui em diante eu sou o novo cordeiro que será oferecido ao Pai pelo perdão dos pecados. Assim, Jesus morre por nós, morre para nos salvar dos pecados. Mas como isso?

Assim: Após ressuscitar, Jesus apareceu no cenáculo e ordenou os discípulos e seus descendentes, os padres, dando-lhes o poder de nos tirar, de nos limpar dos nossos pecados.

Assim, hoje, estamos salvos, pois temos o sacerdote para nos perdoar, e nos deixar em estado de graça. Pois não sabemos a hora da nossa morte, como disse o Mestre, e devemos estar preparados para ela. E quando chegar a nossa hora se estivermos na graça de Deus, mereceremos o céu, então estaremos SALVOS DO FOGO ETERNO.

Concluindo: Jesus veio ao mundo, nos ensinou a boa nova, por inveja dos líderes judaicos Ele é morto, mas no terceiro ressuscita, e nos deixa de presente o sacerdote para nos perdoar, a fim de que possamos ser salvos, indo para a vida eterna, em vez de ir para o inferno.

Sal

==================================================================

NONO COMENTÁRIO

11 DE ABRIL = DOMINGO = FELIZES OS QUE ACREDITAREM, EM MIM SEM NUNCA ME TEREM VISTO.

Evangelho - Jo 20,19-31

A PRIMEIRA ORDENAÇÃO SACERDOTAL

(Jo 20, 19-31)

Prezados irmãos, aqui estamos diante da primeira ordenação sacerdotal do Planeta Terra, que foi feita pelo próprio Deus na pessoa de Jesus Cristo, no Cenáculo, quando disse aos então primeiros sacerdotes: "Como o Pai me enviou, assim também eu envio a vós." Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."

Na verdade, a primeira ordenação sacerdotal teve início quando Jesus inventou a Missa, a Eucaristia e o Sacerdócio, em um jantar que se chamou Última Ceia. Hoje seria a última pizza. Na missa de hoje, em todo o mundo, serão repetidos os mesmos gestos e palavras proferidas por Jesus Cristo na Última Ceia, ou primeira missa. Naquela noite, após inventar a missa e a consagração da hóstia, Jesus deu também aos discípulos o poder de transformar o pão em seu corpo, quando proferiu as seguintes palavras: "Fazei isto para celebrar a minha memória".

Voltando ao Cenáculo, Jesus, que é Deus, mandou o Espírito Santo sobre os primeiros padres. E isso quer dizer: PODER! Muito poder! O maior poder. Muito mais do que a riqueza, que a sabedoria, que a fama, que a força física ou o domínio das artes marciais. Ele estava dando aos primeiros padres, o poder de perdoar os pecados, O poder de nos salvar. E tem mais! Se não formos perdoados pelos sacerdotes, não estaremos perdoados. Não me venha com essa de dizer que quando você quer orar, você ora em casa mesmo, ou de dizer: Eu não vou contar os meus pecados para o padre. O Padre é um homem igual aos outros.

Bem, a primeira ordenação sacerdotal teve três seções: A próxima foi quando Jesus ordenou o primeiro Papa da história do catolicismo, dizendo a Pedro: "Tu és pedra e sobre esta rocha edificarei a minha Igreja, e as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela". Receba as chaves do reino dos céus. O que ligares na Terra será ligado no céu, e o que desligares na terra, será desligado no céu.

Bem, aí vem aquele que é de outra religião, e diz a você, com a intenção confundi-lo. Jesus deu todos esses poderes (de consagrar a hóstia e de perdoar, de abençoar ou excomungar), para aqueles amigos dele, e não ao padre (fulanos de tal) aqui da paróquia... Então aí respondemos ao nosso irmão com muita segurança no falar: Errado, amigo. Escute só o que Jesus disse ao terminar aquela ordenação, quando ainda falava com o primeiro Papa. "e eis que estarei convosco até o fim dos tempos".

Isso é o mesmo que dizer, que os poderes dados aos primeiros sacerdotes, vão passando de uns para os outros em outras ordenações iguais a primeira.

A cada nova ordenação, o novo padre recebe do bispo os mesmos poderes que receberam os primeiros sacerdotes.

Irmãos, que a nossa fé seja firme como uma rocha! Porque todos os mistérios da nossa fé vem do próprio Deus através do seu filho amado. E não tenhamos medo quando a nossa caminhada parecer difícil ou mesmo perigosa. Pois ele prometeu que as portas dos infernos não nos incomodariam, e que Ele estaria conosco sempre!

Que assim sempre seja!

Sal

=================================================================================

DÉCIMO COMENTÁRIO

Comentário ao Evangelho

Durante a última ceia, Jesus já comunicara aos discípulos, de maneira expressiva, a sua paz (Jo 14,27); e agora, na condição de ressuscitado, a renova. Jesus aparece entre os discípulos reunidos, anuncia-lhes a paz e mostra-lhes as chagas. Os discípulos estão com as portas trancadas com medo dos judeus. Este detalhe exprime a situação da comunidade de João, excluída pelos judeus, os quais, inclusive, denunciavam os cristãos aos romanos. Porém, a presença do ressuscitado liberta a comunidade do medo e lhes traz a alegria. O mostrar as chagas das mãos e a do lado é a confirmação de identificação do ressuscitado com Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Agora, conforme anunciara nos discursos de despedida, Jesus comunica aos discípulos o Espírito, soprando sobre eles. Os discípulos são enviados em missão, com o conforto do Espírito. Suas comunidades, que vivem na comunhão e partilha (primeira leitura), movidas pela fé em Jesus (segunda leitura), são responsáveis pela prática da misericórdia no acolhimento dos excluídos como pecadores e de todos aqueles que se sentem atraídos por Jesus. A partir da experiência de Tomé, Jesus proclama a bem-aventurança da fé. Começa o tempo dos bem-aventurados que não viram e creram .

(Pe. Jaldemir Vitório)

FIM DOS COMENTÁRIOS SOBRE A SEGUNDA APARIÇÃO DE JESUS AOS DISCÍPULOS

JESUS E TOMÉ

======================================================================