TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

JESUS DISSE: "HOJE SE CUMPRIU ESTA PROFECIA QUE ACABASTES DE OUVIR"


HOMILIAS PARA O PRÓXIMO DOMINGO 24 DE

JANEIRO 2010

Estamos muito honrados com as visitas do Vaticano a este humilde Blog. Obrigado Senhor!

Siamo onorati con la visita al Vaticano questo umile blog. Grazie Signore!

========================================================

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica,

porém respeitamos as demais religiões.

QUATRO COMENTÁRIOS OU REFLEXÕES SOBRE O EVANGELHO DE HOJE, PARA MELHORAR SEU SERMÃO. BOM DOMINGO, QUE O ESPÍRITO DE DEUS ESTEJA SEMPRE CONTIGO, MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ.

1-A passagem da Escritura se cumpriu.

2- Hoje se cumpriu esta profecia. ( por ELIAN)

3- O Espírito do Senhor está sobre mim.

4- Jesus, o consagrado ungido. (ELIAN)

Comentário inicial para celebração de Domingo, dia 24/01/01.

Bom dia a todos. Irmãos e irmãs. Sejam todos bem vindos. Estamos reunidos nesse lugar sagrado, que é a Igreja, para em comunidade juntos celebrarmos a Eucaristia, lembrando a ação libertadora de Jesus. Que o Espírito Santo tome de conta de nosso coração, e como os discípulos de Jesus, sejamos continuadores de sua missão, anunciado sua Palavra de amor e libertação. Com muita alegria, e o coração aberto para acolher a Palavra de Deus nós somos convidados a iniciar nossa celebração cantando...

(Maria Elian)

24 de Janeiro -Domingo = A passagem da Escritura se cumpriu.

3º Domingo do Tempo Comum.

SEGUNDA LEITURA

Prezados irmãos e irmãs: na primeira carta de são Paulo aos Coríntios, ele faz uma comparação entre os membros do nosso corpo e a nossa Igreja.

Os pés nos levam a todos os lugares, a mente nos proporciona o contato com Deus pela leitura, meditação e oração, etc., em fim, nós precisamos de todos os membros do nosso corpo sem desprezar nenhum deles, pois o conjunto desses membros forma um só corpo.

Assim é a Igreja. O Papa, bispos, padres freiras leigos e fiéis todos, cada um no seu posto de acordo com os seus talentos dados por Deus, atuando na sua missão, formam um todo chamado Igreja.

“Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.
São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores?
Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos? “

Nosso corpo que é templo do Espírito Santo, é por isso mesmo deve ser respeitado, primeiramente por nós. Cada vez que usamos cada membro do nosso corpo, devemos pensar nisso.

Nosso corpo que carrega a nossa alma invisível deve ser bem cuidado, com alimentação não muito gordurosa, pouco açúcar, e com exercícios diários.

Muita gente ainda jovem já morreu por abusar da gordura, do açúcar e de não fazer nenhum exercício físico. Faça exercício. O ideal mesmo seria freqüentar uma academia de ginástica. Se fizer isso você verá que tudo em seu corpo vai funcionar bem melhor. E você não precisará tomar tanto remédio, terá muito mais disposição para se dedicar ao serviço do Reino de Deus, alem de ter uma vida longa, com mais saúde.

EVANGELHO

(Lucas 1,1-4; 4,14-21)

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Vamos refletir hoje sobre outra passagem da escritura, proferida pelo próprio Jesus Cristo, no dia em que Ele anunciou o que iria acontecer no fim do mundo.

Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Quando seria isso? Será que isso já não começou a acontecer com o Efeito Estufa?

Os dirigentes do Mundo estiveram reunidos recentemente (2009) a fim de encontrar uma solução para o problema universal do Efeito Estufa que se agrava a cada mês que passa: Redução das calotas polares, seca em uns lugares e chuvas torrenciais em outros, que causam enchentes que destroem as moradias dos nossos irmãos menos favorecidos pela sorte, entre outros tantos efeitos desastrosos. Muita gente já morreu. Quantos ainda terão de morrer para que possa sensibilizar o ser humano de que a situação é mais grave do que se pensa?

Aqueles que mais poluem a atmosfera não conseguiram firmar um acordo de redução da emissão de poluentes, para não desacelerar as economias dos seus referidos países. Mas acontece que aquelas potências econômicas serão atingidas mais cedo ou mais tarde pelas catástrofes geradas pelo Efeito Estufa. E isso vai acontecer exatamente em um momento em que já não se terá mais controle da situação.

Ninguém está interessado na redução da produção industrial mundial, pois a mesma iria causar uma crise econômica maior de que todas já ocorridas na história da humanidade. O que estamos precisando é de uma produção industrial que não jogue tantos poluentes na atmosfera. Ora! Se o homem já foi capaz de ir à Lua, será que não tem o poder de inventar filtros eficientes para as suas indústrias? Eu creio que sim. Desculpem, mas acho que só está faltando um pouco de bom senso. Não é possível viver somente no presente. Vamos pensar nas gerações futuras, vamos pensar nos nossos netos e nos nossos descendentes.

Porque o bom senso fala mais alto. Então, se deveria investir mais recursos no sentido de encontrar uma ou mais soluções para que fosse reduzida a emissão de poluentes, sem prejudicar a produção industrial e a economia de nenhum pais da Terra.

Temos grande admiração e respeito pelo jovem presidente dos Estados Unidos (2010), e por isso acreditamos nas suas boas intenções. Do mesmo modo, respeitamos e admiramos o povo chinês pela sua enorme competência, na reciclagem e na preservação do meio ambiente. Por isso esperamos e rezamos para que juntos, eles encontrem uma solução para reduzir a emissão de poluentes, sem prejudicar a produção industrial e a economia mundial. Amém?

Sal.

2º - COMENTÁRIO

Hoje se cumpriu esta profecia ( por ELIAN)

Jesus se manifesta hoje, em uma sinagoga em Nazaré, inaugurando assim seu ministério. Enquanto se realiza o culto, Jesus, na hora da leitura, lê um trecho da profecia de Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor." Em seguida, disse: "Hoje se realizou esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir." E diante da admiração de todos, Jesus falava como o Filho ungido e consagrado pelo Pai, não como as autoridades religiosas da época, "Ele ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas".

E ao se identificar como o Messias da profecia, Jesus se coloca a serviço dos pobres, se dedicando aos excluídos, abrindo-lhes os olhos, restaurando-lhes a dignidade, a vida que permanece para sempre. A palavra de Jesus é a luz que acaba com as trevas, libertando a todos da ideologia do poder, é a luz que libertadora, que traz esperança na prática do amor e da misericórdia. A Boa Nova de Jesus não exalta o poder, mas sim um ensinamento novo com alegria e esperança, que não afasta e nem oprime o povo, como era a doutrina dos fariseus e escribas. Jesus veio resgatar a todos que padeciam para inseri-los no Reino do Pai. Pois o Messias foi chamado, e veio para concretizar o projeto de libertação que o profeta Isaías anunciara.

Jesus nos conferiu poder de levar a Boa notícia a todos, quando nos convida a segui-lo: "Segue-me", "Ide e proclamai". Proclamação que deverá ser feita com palavras e ações, aderindo com firmeza ao projeto de Deus, se colocar a disposição com gratuidade. Quais seriam as nossas ações? Posso visitar um doente, levando conforto e esperança, não sendo preconceituosa (o), ouvindo que precisa ser ouvido, e falando quando necessário, participando da comunidade, de alguma pastoral com a qual nos identificamos, doando um tempinho de nossa vida, para colaborar com a nossa igreja, sendo dizimistas...

Qualquer atitude nossa de fazer o bem para alguém, é uma ação concreta de quem aderiu ao projeto de Cristo. Uma forma muito boa de descobrirmos se estamos seguindo os ensinamentos de Cristo é naquele momento de maior dificuldade, quando estamos cheios de problemas, e às vezes não sabemos como agir, reagir. Um amigo, um dia, me disse: "Quando estou sem saber o que fazer, me pergunto: 'O que faria Jesus, se ele estivesse no meu lugar?'" Quanta desgraça, quantas guerras, mortes, agressões, magoas, quantas atitudes não cristãs seriam evitadas, se boa parte das pessoas se fizesse essa pergunta. Não reagir em algumas situações, não é ser covarde, é entender o real sentido de ser seguidor e discípulo de Jesus Cristo, é ser livre.

Mª Elian

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O ESPÍRITO DE DEUS ESTAVA SOBRE JESUS

3º COMENTÁRIO

24 de Janeiro – Domingo- O Espírito do Senhor está sobre mim.

(Lucas 1,1-4;4,14-21)

Jesus afirma em público com toda segurança e sem nenhum medo dos seus oponentes que “O Espírito do Senhor está sobre mim.” porque Jesus era o próprio Deus, e provou isso através de seus milagres. O Espírito do Pai estava sobre Ele, pois além das suas demonstrações de poder através dos sinais ou milagres, Jesus tinha resposta para todas as perguntas maldosas, entre elas a mais capciosa foi aquela em lhe perguntaram: Mestre! Devemos para o imposto a César? O Mestre respondia a todas essas perguntas porque Ele sendo Deus, lia os pensamentos das pessoas . No dia em que curou o paralítico, os seus oponentes não disseram nada, mas Jesus lhes fala: “Por que pensais o mal em vossas mentes?” Era porque o Espírito de Deus estava sempre com Ele e nele, que Cristo sabia o que as pessoas estavam pensando.

E nós? Temos o Espírito de Deus? Podemos ter o Espírito Santo conosco? Sim. Não só podemos como devemos. Jesus assoprou nas cabeças dos apóstolos e disse: “ ...recebam o Espírito santo...”. Nós também recebemos o Espírito Santo no batismo, na Crisma e todas as vezes em que recebemos a hóstia consagrada na comunhão.

O nosso corpo é templo do Espírito santo. Mas para que o Espírito de Deus permaneça em nós, precisamos fazer a vontade do Pai. Amar a Deus e ao próximo. Mas precisamos amar a Deus com todas as forças como disse o Mestre. Isso quer dizer, rezar muito, e não medir esforços par ir até Deus. E ainda procurar levar este mesmo Deus aos nossos irmãos.

Nós todos evangelizadores, padres, freiras, diáconos, catequistas etc, somos guiados pelo Espírito Santo. Se não o fôssemos, não seríamos capazes de explicar o Mistério de Jesus Cristo para as pessoas. Não seríamos capazes de entender e interpretar a palavra de Jesus e explicá-la para os nossos irmãos.

É por que cremos que o Espírito Santo dirige, administra, inspira, ilumina protege e guarda a Igreja.

Meus amigos. Que o Senhor esteja sempre com vocês! Amém.

Sal.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

4º COMENTÁRIO

24= Janeiro – Domingo= Jesus, o consagrado ungido.

(Lucas 1, 1-4; 4, 14-21)

A introdução do evangelho de hoje, me deixou curiosa respeito do evangelista Lucas. Então pesquisei sobre a vida dele. Era natural de Antioquia da Síria, de família pagã. Médico. Convertido provavelmente pelos cristãos leigos que fugiram de Jerusalém. Tornou-se discípulo de Paulo, acompanhando-o em suas viagens missionárias. Não abandonou Paulo na prisão dos anos 60 a 62 e de 66 a 67, quando o apóstolo foi decapitado em Roma. Dedicou sua vida inteiramente à evangelização e que morreu em Tebas com 84 anos de idade. É o único escritor não-judeu da Bíblia. Lucas destinou seu Evangelho particularmente aos cristãos convertidos do paganismo. É o Evangelho do universalismo. Jesus veio para ser luz de todas as nações, da misericórdia, dos pobres que são os prediletos de Deus, da mulher valorizada, da oração, do Espírito Santo, da alegria, do louvor. Lucas redigiu seu Evangelho cerca de 75 depois de Cristo.

E Lucas inicia o evangelho de hoje relatando a primeira experiência da vida pública de Jesus. Ele Estava em Nazaré sua cidade de criação, e como era de costume foi até a sinagoga, num sábado, e se coloca a disposição para fazer uma leitura. Jesus lê uma passagem do profeta Isaías, que explica quem ele era, e qual a sua missão. Sua missão libertadora, de salvação para os excluídos da sociedade: pobres, cativos, cegos e oprimidos. Anunciar a Boa-Notícia aos pobres, que traz alegria, felicidade. A Bom-Nova para o oprimido é má notícia para o opressor. Jesus deixa a todos admirados quando afirma que "hoje se cumpre essa passagem das Escrituras que acabastes de ouvir". Porque ele era o ungido, o consagrado, e em sua pessoa se realiza o projeto de Deus.

Cabe a nós continuadores da missão de Jesus, nos dias de hoje, abrir nossos olhos, para não sermos guias cegos. Mudarmos nossa forma de vida, nos libertando da prisão do egoísmo e de qualquer forma de prisão que nos impeça de vivermos nossa vocação e de sermos “instrumentos libertadores dos oprimidos que nos cercam.” Entender o significado de “anunciar a Boa-Nova aos pobres”, "libertar os presos", "e aos cegos a recuperação da vista", "libertar os oprimidos" e "proclamar o ano da graça do Senhor". Então tenhamos coragem para a missão de colaborar e seguir a Jesus, deixando o Espírito Santo se manifestar através de seus dons. Como Jesus também somos consagrados e ungidos, no Batismo e na Crisma. Devemos viver bem com Deus, obedecer a seus mandamentos e fazer a sua vontade. Sejamos companheiros de nossos líderes comunitários, independente de escolaridade e classe social. E nos manter firmes quando formos criticados, não desistir, e como Cristo continuar. E na união e dedicação é possível revelar a presença do amor de Deus e comunicar a todos a vida que permanece para sempre.

Um abraço com carinho a todos.

Mª Elian

Prece:
Espírito missionário, conforma minha vida com a de Jesus, colocando-me a serviço da libertação dos mais pobres e sofredores.