TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sábado, 17 de dezembro de 2011

Comentários–Prof. Fernando


Comentários–Prof. Fernando    18 dezembro de 2011 - a ultrassonografia de Deus-
4ºDomingo do Advento
1ª leit.: 2Sm 7,1-16 eu resido num palácio e a arca de Deus numa tenda!
- tu construirás uma casa para eu habitar? Eu vou preparar um lugar para o meu povo
- o Senhor fará uma casa - suscitarei, um filho teu e confirmarei sua realeza.
- Tua casa e teu reino serão para sempre
Salmo: Sl 89 - firmei uma Aliança com meu servo e fiz um juramento a Davi meu servidor
-  no teu trono, firmarei tua linhagem de geração em geração garantirei o teu reinado!
2ª leit.: Rm 16,25-27 a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos - a fim de podermos trazer
 à obediência da fé todos os povos pagãos - Entre eles estais também vós chamados a ser discípulos
Evang.: Lc 1,26-38  o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré
conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim. – Porque para Deus nada é impossível
- faça-se em mim segundo a tua palavra!                                 E o anjo retirou-se

Davi planejava construir uma casa para Deus habitar na terra, no meio do seu povo.
Mas Deus explica que acontece o inverso: tu me construirás uma casa? Sou Eu que vou preparar um lugar para meu povo. Partindo da figura da Casa e do projeto de construção de um Templo, o texto joga com as palavras: Casa, Descendência, Reino e Filho. Assim inicia a Dinastia de Davi ou a Casa Real de Israel (que, na verdade, só durou o tempo de Davi e Salomão: depois veio a decadência, consumada na completa dominação estrangeira pela dispersão – chamada Diáspora – do povo hebreu e assim se fundou a religião do Judaísmo que continuou a história de Israel – o Judaísmo. Mas Deus é fiel ao que prometeu: Tua Casa e teu Reino serão estáveis para sempre.
Isso repete o Salmo: Aliança dada pelo Senhor ao seu escravo. Juramento. Firmeza e garantia dessa descendência de Davi.
Paulo aos Romanos explica: veio o Filho de Davi (descendência familiar) que era também Filho do próprio Deus (santificado pelo Espírito – natureza divina - mais do que pela Carne – genética e história – da Família real de Davi).
O herdeiro da promessa (anunciada na 1ª.leitura) é mais que um simples homem mortal: antes, é o primeiro humano a ressuscitar da morte e convoca as pessoas provenientes de todos os povos, de todas as gerações, de todas as Casas, Famílias, seja qual for sua origem e suas raízes genéticas, étnicas, culturais, religiosas, políticas, geográficas e históricas. Todos (também vós, diz Paulo – também nós, hoje) convidados a ser “Discípulos”, isto é, a seguir o mesmo roteiro daquele
descendente de Davi (“descendente” direto do próprio Deus); nascer e viver como ser humano mas a linha ou flecha da evolução se estende até a Casa do Pai, um Reino Eterno doado aos humanos.
Hoje se lê o grande evangelho do Natal em traços que era Angélico, e tantos outros artistas reproduz a pintura a narrativa de Lucas: a Anunciação. Os Personagens: -- Gabriel (mensageiro do Rei); -- Maria (uma adolescente anônima numa cidadezinha perdida da Palestina, numa época perdida da história humana, há dois mil anos); -- o Espírito (o próprio Deus agindo); -- a realização da Promessa (o que depois veio a se chamar “Encarnação”).
Deus resolveu “fundir-se” com sua criatura e – resumiu poeticamente Paulo escrevendo aos Filpenses (2,6-7): ”sendo de condição divina, não se apegou ao fato de ser igual a Deus: mas esvaziou-se a si mesmo par assumir a condição humana”.
Para Deus nada é impossível. O grande Templo, a Casa que o rei Davi sonhou em construir para Deus habitar no meio do seu povo concentra-se no corpo de Maria. E então começa uma nova etapa na história da humanidade: etapa final da revelação do mistério (já em curso desde a criação do mundo, aliás, desde toda eternidade) da intimidade e da amorosidade que gira incessantemente como uma galáxia no “interior” infinito daquela “comunidade” divina a que nós, homens do tempo e simples mortais demos o nome de “Pai”, “Filho” e “Santo Espírito”.
Por graça e bondade a nós é dado participar o mesmo “Reino” que não terá mais fim. A nós que experimentamos na carne o que é viver no tempo-espaço (num mundo feito de terra, ar, água, e o fogo das estrelas) foi dada a chave da Revelação: todo o universo está “Grávido” (como Maria) desse Deus-Homem: Misteriosamente (como no coração da matéria, feita de partículas, luz, energia e tantas leis ainda por descobrir, bate um coração como se fosse um embrião de Deus.
            Então é Natal.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
prof. FernandoSM - usu rio de janeiro -  fesomor2@gmail.com