TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





terça-feira, 15 de novembro de 2011

Comentários–Prof. Fernando


Comentários–Prof. Fernando                                                             20 novembro de 2011
Último Domingo do Ano Litúrgico – o Rei e o Reino

1ª leit.: Ez 34,11-12.15-17 Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte
Salmo: Sl 23 O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma
2ª leit.: 1Cor 15,20-26.28 2Pois é preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.
Evang.: Mt 25,31-46 quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede ... estrangeiro, sem roupa, doente ou preso... Então o Rei responderá: quando o fizestes a um de meus irmãos: a mim o fizestes!

            A festa de Cristo-Rei foi instituída em 1925 por Pio Onze, que foi papa de 1922 a 39 num dos períodos mais conturbados do século 20. A ele coube fazer o “Tratado de Latrão” que concentrou os antigos estados pontifícios (era antigamente uma grande região da Itália remontando a doações do século 8º sucessivamente invadidos e devolvidos à igreja). Desde 1929, então criou-se o Estado do Vaticano e o papa é reconhecido entre os vários países como chefe de Estado. Vale a pena resumir aqui o contexto em que atuou Pio XI até 1939.
                        Vivendo num tempo de guerras e perseguições, condenou os dois maiores Impérios de sua época: com diferença de dias, publicou em 1937 encíclica manifestando preocupação com a ascensão do Nazismo e outra contra o comunismo boschevista na Rússia. Em 1938 se ausenta ostensivamente de Roma por ocasião da visita de Hitler e nesse mesmo ano declara a peregrino belgas sua preocupação com o anti-semitismo italiano com a famosa frase: “Nós cristãos somos espiritualmente semitas”. A Europa tinha saído da carnificina da 1ª Guerra mundial (1914-18) mas depois criou a guerra civil espanhola (1936-39, que serviu de preparação para a 2ª.guerra mundial  muito mais cruel e extensa - 1939-45).
            Pio XI morreu em 1939 mas acompanhou o drama do México. Lá, de 1924 a 37 os governos anti-religiosos proíbem várias atividades dos cristãos, fecham escolas católicas e igrejas, proíbem a manifestação pública da fé, etc. Essa política anti-católica chegou a prender e matar muita gente, o que provocou reação (1926) que uniu a Liga Nacional pela defesa da liberdade religiosa com a Associação Mexicana da Juventude Católica e um partido político católico fundado em 1925.
            Os leigos lideraram a resistência, inicialmente pacífica, mas ela desembocou depois numa rebelião armada conhecida como “Guerra dos cristeros” (os rebeldes se autodenominavam assim, considerando-se combatentes em nome de Cristo. De 1927 a 29 essa guerra civil matou 90mil pessoas no confronto entre cerca de 50 mil rebeldes contra os 100 mil do exército governamental.
            Os bispos mexicanos tentaram acordos e propuseram reformas na Constituição de 1917, cuja aplicação resulta na perseguição religiosa. Depois da rejeição das propostas, pelo Congresso em setembro de 1926, o papa escreveu uma encíclica em dezembro. Foi nela que ele instituiu a festa de Cristo-Rei. O conflito mexicano terminou pela mediação do embaixador americano Dwight Whitney Morrow, havendo acordo entre o governo e os bispos (27 de junho de 1929). Foi restaurada a liberdade de culto mas também foi proibido qualquer apoio do clero aos rebeldes.

            Nosso contexto atual não é mais (a não ser em determinadas regiões) de perseguição religiosa nem de grandes guerras. Mas os grandes Impérios (políticos, econômicos, culturais) continuam massacrando. Guerras localizadas (Iraque, Afeganistão, Médio Oriente, alguns países na África); milhões passando fome; milhões são pobres (sem trabalho, saúde, educação) ou desempregados, em praticamente todos os países.
            Esse não é o “Reino de Cristo” . O anti-Reino se caracteriza hoje pela cobiça: conseguir dinheiro fácil supõe derrubar. Manifesta-se principalmente pela Corrupção generalizada. Sua outra face é a disseminação das drogas; promove também o comércio de pessoas, sobretudo crianças e jovens, para arrancar seus órgãos em vista de transplante pago por milionários (essa talvez seja a maior causa do grande número de pessoas desaparecidas); a cobiça também movimenta o tráfico de armas, que é também corresponsável por conflitos intermináveis em vários países.
            Como Pio XI nós também nos sentimos angustiados pelos conflitos de nosso tempo. Mas também cremos no Reino. Não nos deixemos enfeitiçar pelos Impérios provisórios e breves (como foram os Hitler, de Stalin e de outros). Cremos que todo o Universo pertence ao Cristo, mas não de forma estática, mas dinâmica: está em curso a construção da humanidade e do mundo. A parábola de hoje indica o caminho para o Reino: cuidar dos pequenos (irmãos de Cristo) que estão pobres no corpo ou na alma. Ou doentes. Ou esquecidos. Ou destituídos – não só de roupa mas de dignidade. Jesus Cristo é Rei. Mas seu Reino está em construção.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Prof. FernandoSM (usu rio de janeiro) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário