TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Comentários – Prof. Fernando


Comentários – Prof. Fernando 07 de janeiro de 2012 – Comunicado ou Declaração
RESUMO DAS LEITURAS 1ª leit.: Is 60,1-6 chegou a tua luz, apareceu a glória do Senhor - Os povos caminham à tua luz - teus filhos chegando de longe carregando nos braços tuas filhas então, ficarás radiante e com eles virão as riquezas de além-mar: virão trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. --- Salmo: Sl 72 vai florescer grande paz - Os reis virão oferecer-lhe presentes e oferendas e irão adorá-lo - todas as nações hão de servi-lo, libertará o pobre (que ninguém quer ajudar) salvará a vida dos humildes --- 2ª leit.: Ef 3,2-6 tal mistério Deus não comunicou a gerações passadas mas acaba de revelar agora, pelo Espírito: os pagãos são admitidos à mesma herança ao mesmo corpo, associados à mesma promessa --- Evang.: Mt 2,1-12 alguns magos do Oriente chegaram: "Onde está o rei que acaba de nascer? vimos sua estrela e viemos adorá-lo". O rei Herodes ficou perturbado (e igualmente toda a cidade).
Ao verem de novo a estrela os magos alegraram-se com uma alegria muito grande.
Viram o menino com sua mãe Maria, ajoelharam-se e o adoraram
 e abriram seus cofres e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra

            Encerramos o ciclo natalino com a solenidade chamada EPIFANIA, termo da língua grega que poderíamos traduzir por “aparição, manifestação”, diríamos atualmente: “comunicação” (como ocorre num “lançamento” ou campanha publicitária... ou num “pronunciamento” público na TV. Como lembra Paulo: tal comunicação não foi feita antes, durante gerações e gerações. Mas agora foi-nos apontado esse Mistério: todos os povos, crentes ou pagãos, são chamados a uma só herança e a formarem um mesmo corpo, associados à mesma promessa de Salvação completa da vida humana.
            De uma boa reflexão sobre o Natal (*) podemos resumir (resumo e complementação) :
       Todas as culturas, especialmente por meio de suas religiões procuram falar e criar imagens humanas de Deus, como nos mostram a história, a arqueologia e a antropologia. Para os que acreditam nas Escrituras (nas 3 maiores tradições do ocidente, judaísmo, cristianismo e islamismo) o próprio Deus tinha falado aos homens (cf. carta aos Hebreus cap.1; 3ºverso4: manifestou-se a bondade de Deus e seu amor pelos homens). Há dois mil anos e desde a mais remota antiguidade os homens, vendo os horrores e contradições no mundo, temiam que o próprio Deus não fosse totalmente bom e poderia também ser cruel, arbitrário, rei dominador, trazendo castigo e morte. Mas o natal é uma verdadeira “epifania”, isto é, manifestação ou comunicação de uma mensagem absolutamente diferente e nova: Deus é só bondade; é pura bondade.
       Essa é uma grande luz que apareceu para todos os povos e culturas. Deus não é como a imagem que dele fazem até mesmo as religiões. Ainda hoje em dia há muitas pessoas que não conseguem aceitar a Deus por meio de uma fé perguntando-se se a “Força última” que sustenta o mundo seja verdadeiramente boa. Ou, então, se perguntam se o mal não seria tão poderoso e primordial, ao lado do bem e da beleza que às vezes conhecemos no universo e na vida. (*: da homilia de natal do papa atual, dez.2011 cf.site da s.Sé).
            Basta reler Isaías, Paulo e o texto de hoje de Mateus para ver como é anunciada essa nova certeza : manifestou-se a bondade de Deus e seu amor, pois ele veio habitar no meio de nós, como um de nós. Lembramos, no comentário do natal sobre uma poesia de Adélia Prado que, no passado muitos poetas e escritores (e também místicos, filósofos ou gente comum do povo, em todos os povos) perceberam essa “Presença” misteriosa da alegria e do amor (sinal de Deus), descobrindo-a no miolo mesmo da história humana bem no meio dos acontecimentos da vida. O que Isaías, o salmista, Paulo e Mateus repetem hoje é essa “Manifestação”, essa “Epifania”.
            A instituição do natal para o dia 25 de dezembro serviu como “resposta” a muitos que queriam saber nos primeiros séculos do cristianismo a “data” em que Jesus... Foi o imperador Aureliano em 274 d.C. que resolveu reunir numa única festa religiosa pagã diversos cultos do “nascimento do sol” e, ao mesmo tempo agredir os cristãos que já celebravam nessa época o natal de Jesus. Mas é de um sermão de são João Crisóstomo que temos a primeira referência à festa celebrada em 25 de dezembro de 386 d.C. Antes do século 4º, porém, a mais antiga tradição (que ainda se conserva até hoje nas igrejas orientais) considerava a Epifania a 2ª maior festa depois da Páscoa. No cristianismo ocidental, no entanto, Natal ficou mais popular.
            De qualquer modo, no calendário da liturgia – mesmo no rito romano – é para o meditação e contemplação do Mistério da “Encarnação” que se organiza o tempo do Advento e o que vai do Natal até a Epifania. Essa, até poucos anos atrás no Brasil, tinha um dia fixo – 6 de janeiro – cercado pelas tradições folclóricas do “Dia de Reis”. Atualmente celebra-se num domingo próximo no início de janeiro. A Epifania completa assim o “Ciclo do Natal” cujo anúncio é resumido em Gálatas 4, verso 4 onde se diz que o Filho de Deus é também “nascido de mulher”.
            Porque ainda (sempre) hoje é NATAL ou: tornou-se visível a bondade de Deus).
ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
FernandoSM foi prof.(1975-2011) da Usu (Rio,1938-2011) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário