TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comentários-Prof.Fernando


Comentários-Prof.Fernando-2ºdomingoTempoComum-15.janeiro.2012encontrar/seguir

RESUMO DAS LEITURAS 1ª leit.: 1Sm 3,3-10.19 "Aqui estou". Samuel crescia e o Senhor estava com ele.Salmo: Sl 40 abristes meus ouvidos; não pedistes vítimas nem holocaustos, então disse: “Eis que eu venho!” 2ª leit.: 1Cor 6,13-20 Deus que ressuscitou o Senhor nos ressuscitará também a nós; vosso corpo é templo do Espírito Santo: mora em vós.
Evang.: Jo 1,35-42 "Eis aqui o Cordeiro de Deus!" Ouvindo isso os dois discípulos seguiram Jesus. Vendo que o estavam seguindo perguntou: "O que estais procurando?" Disseram: "Rabi (quer dizer=Mestre) onde moras?" Jesus respondeu: "Vinde ver" -- e seguiram Jesus – André era dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar seu irmão dizendo: "Encontramos o Messias” (quer dizer= o Cristo) e o conduziu a Jesus.

            1 – Duas palavras são propostas hoje: encontrar e seguir. Ou ainda: uma pergunta e um convite. Ou, dito de outro modo, uma seqüência de vários momentos: procurar, perguntar, encontrar e seguir.
·      Primeiro todos os textos referem-se à busca um Lugar: estou aqui; eis aí; aqui está; onde (moras)? (E o salmo responde: no vosso corpo mora o Espírito.)
·      Depois, há movimentos e gestos expressos em verbos como: crescer, querer, abrir (os ouvidos), pedir, vir, ressuscitar, morar, seguir e encontrar (um irmão ou o Messias esperado), olhar, declarar...
            2 – O que é a vida senão uma sequência de procurar e buscar? Ir e vir todos os dias, para o trabalho, para casa. Procurar emprego, buscar a felicidade. Emigrantes e os refugiados das guerras estão sempre se deslocando. No ciclo natalino a gente meditava: pastores ouviram e foram ver e sábios estrangeiros seguiam a luz das estrelas buscando um Rei para homenagear e até adorar como a um Deus.
·         Assim se forma a economia na produção e no consumo de bens e alimentos.
·         Assim a sociedade se organiza no poder e na associação de pessoas e grupos.
·         Assim as artes expressam os desejos e experiências humanas.
·         Assim também as religiões se constituem ao longo da história dos povos na eterna procura de sentido, ou do “sagrado”
·         No fundo todas essas atividades humanas buscam, direta ou indiretamente, respostas para os mistérios da morte e dos sofrimentos, da ânsia de paz na superação de “culpas” e estabelecimento da Justiça.
            3 – A fé, no entanto, é um encontro de pessoas pois acreditamos que no meio de tantas idas e vindas humanas surge e se revela a bondade e o amor. Deus está no homem mais do que nos templos das religiões: mora em nós (2ªleitura). Pode ser também um horizonte distante, como a resposta possível para nossas questões, mas principalmente, ele caminha a nosso lado pelas estradas da vida.
  • As ciências principalmente, mas também o conforto que nos dão as tecnologias, pretendem encontrar respostas na milenar tentativa de “explicar” (e, na prática, de melhorar) nossas condições da vida.
  • Mas a Fé (que movimenta montanhas) é capaz de iluminar nossa caminhada. A de todas as pessoas. Uma, será como a confiante Ana. Outro será o velho Helí ou o jovem Samuel.  Um será radical como João clamando no deserto. Outro será André que vai contar sua alegria ao irmão, Simão.
·         A fé é o segredo para seguir adiante. Caminhando e cantando como dizia o poeta, nas escolas, nas ruas, campos e construções. Quem sabe não espera acontecer – diz a mesma canção, um hino contra armas e um chamado à mobilização geral.
·         Mas, para quem tem fé a hora já “aconteceu”: “Apareceu a bondade e o amor” – meditamos no ciclo natalino. Porque uma luz brilhou para nós. “Encontramos o Messias” (isto é aquele que foi “ungido”) um homem de verdade, o único que está preparado para a função de conduzir o povo.
            4 – Só falta o mais difícil: o exercício da fé. A fé é “seguir”. Ele não pede nem vítimas nem sacrifícios (ver o Salmo). Ele só diz: “Vinde ver”.
            É preciso ver, isto é, abrir os olhos. Porque ele já nos abriu os ouvidos.
ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
FernandoSM foi prof.(1975-2011) da Usu (Rio,1938-2011)  fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário