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terça-feira, 26 de outubro de 2010

Comentários do Prof. Fernando

Comentários do Prof. Fernando (Leituras da semana 31 outubro a 06 de novembro de 2010)

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

1ª PARTE = COMENTÁRIO ao 31º DOMINGO do T.Comum

2ª PARTE = Introdução geral à LEITURA de cada dia (31ª semana)

· cada leitura numa Página: clique.“serviços/liturgia diária: http://www.cnbb.org.br/site/#

· todas as leituras numa só Página: siga o “Link” clicando na data escolhida :

31/10 31ºdomingo do Tempo comum : =Sb 11,22-12,2 = Sl 145 =2Ts 1,11-2,2 =Lc 19,1-10

01/11 seg Fl 2,1-4 Sl 131 Lc 14,12-14

02/11 ter Jó 19,23-27ª Sl 26 Rm 5,5-11 Jo 6,37-40 FINADOS:OS que já chegaram lá

03/11 qua Fl 2,12-18 Sl 27 Lc 14,25-33

04/11 quin Fl 3,3-8a Sl 105,1-7 Lc 15,1-10 São Carlos Borromeu

05/11 sex Fl 3,17-4,1 Sl 122 Lc 16,1-8

06/11 sáb Fl 4,10-19 Sl 112 Lc 16,9-15

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1ª PARTE = as LEITURAS do 31º Domingo do T.comum -24-outubro-2010

Tema geral = MUDANÇA DE RUMOS

Do Salmo do dia: Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão,

é muito bom para com todos, é amor fiel em sua palavra,

sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Zaqueu era um homem de baixa estatura. Física e moral. Por sua altura precisou subir na árvores para poder ver o tão famoso Mestre de Nazaré. Mas realmente não possuía estatura moral ao menos diante de seus concidadãos. Já consideramos há poucas semanas, na parábola “o Fariseu e o Publicano”, o papel dos que recolhiam o imposto cobrado pela ocupação romana na Judeia no tempo em que se passa o episódio relatado hoje por Lucas. Zaqueu era não apenas um dentre aqueles cobradores de impostos contratados pelos Romanos mas ocupava uma posição de coordenação nesse grupo. Sua enorme riqueza provinha certamente da exploração que os Publicanos faziam mas é provável que cobrasse uma “comissão” também de seus subordinados.

Devia ser então duplamente odiado pelo seu povo. Pela sua função e pela sua posição na sociedade do tempo. Mas nele surgiu o desejo, não sabemos se nascido apenas da curiosidade ou se já nascera dentro dele a vontade de dar um novo rumo à sua vida. Pelas cenas que seguem o chamado do Mestre: Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa, e pela pressa com que atendeu e pela alegria com que hospedou Jesus em sua casa, temos um indício de que ele “procurava ver Jesus” porque desejava uma “conversão”, isto é, uma transformação, uma virada na sua vida.

Sabemos o final do episódio e como Zaqueu modifica totalmente sua vida, compartilhando seus bens, reparando e indenizando 4 vezes mais a todos quantos tinha explorado. Imaginemos como não seria o mundo se todos os que lesaram ou prejudicaram os outros resolvessem devolver o que foi roubado, reparar os males causados, reconstituir a vida daqueles a que antes tinham dado prejuízo.

O Salmo do dia, a leitura do livro da Sabedoria e as exortações de Paulo à comunidade residente em Tessalônica, indicam que é “pelo poder” divino (verso 11-12 da carta aos tessalonicenses) que podemos fazer o bem porque só Senhor dá vida e corrige com sua amizade e carinho o que está em nós corrompido, perdoa, repara, reconstrói as vidas humanas, permite a conversão que é dar um novo rumo à vida que não se encontrava na direção adequada.

Há dois modos de olhar Zaqueu (nós mesmos ou aqueles que nós julgamos “maus’). Um é olhar de desprezo :

- a massa (a “multidão” que impede ver Jesus) não repara em que passa “fazendo o bem” (ver Atos 10,38) e sua tendência é julgar e condenar os outros, atribuindo-lhes culpa, pecado e autoria de todos os males. É olhar de desprezo do outro (“não sou como os outros homens, dizia o Fariseu de outra parábola) que não permite cuidar da própria vida.

- o olhar de Jesus, descritos no Salmo e nas leituras de hoje, não é de condenação mas está interessado em recuperar aquele que estava perdido, quem estava sem rumo e pode se reencontrar. Esse é o “desejo do bem” e a “atividade da fé” como refere 2Tes 1,11. O resto pode ser culpa, condenação, ressentimento, até mesmo religião. Mas não seria a visão do criador que se expressa no olhar amoroso de Jesus. Meu amigo, o bispo Luciano M.de Almeida, gostava de repetir: Deus é bom. Quem, como Zaqueu, “procura ver Jesus” vai reencontrá-lo nos outros, sobretudo nos mais frágeis com quem devemos compartilhar nossa riqueza, não apenas material, mas abrindo o espaço interior para prestar atenção (às vezes: assistência) no/ao outro.

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2ª PARTE = Introdução geral à 1ª leitura (31ª semana do Tempo Comum)

Carta aos Filipenses

01/11 seg Fl 2,1-4 Sl 131 Lc 14,12-14

02/11 ter Jó 19,23-27a Sl 26 Rm 5,5-11 Jo 6,37-40 os que já chegaram...

03/11 qua Fl 2,12-18 Sl 27 Lc 14,25-33

04/11 quin Fl 3,3-8a Sl 105,1-7 Lc 15,1-10 São Carlos Borromeu

05/11 sex Fl 3,17-4,1 Sl 122 Lc 16,1-8

06/11 sáb Fl 4,10-19 Sl 112 Lc 16,9-15

· Escrita na prisão, essa carta é uma das mais afetuosas de Paulo. No capítulo 2 exorta à união fraterna para que a comunidade persevere no caminho iniciado.

· Mostra-nnos como nosso apoio não está nos ritos da religião mas no conhecimento de Cristo e na confiança no Espírito de Deus.

· O apóstolo se coloca como exemplo apontando para o núcleo da fé que está na ressurreição.

· Apesar de habituado a viver na penúria ou na abundância – pois sabe que sua força vem do Senhor – Paulo agradece o carinho de sua comunidade.

Para o Evangelho de cada dia (Lucas – cap. 14, 15 e 16 (semana 1 a 6 novembro):

Vários comentários – diversos autores em http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

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( Prof. FernandoSM, Universidade Santa Úrsula, Rio, fesomor2@gmail.com )

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