TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Comentários-Prof.Fernando


Comentários-Prof.Fernando(*) -1ºdomQUARESMA - 26fev.2012 – chegou a hora –

RESUMO DAS LEITURAS #1ª leit.: Gn 9,8-15 estabeleço minha aliança convosco e com vossa descendência, e com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens de toda a terra.  #Salmo: Sl 25 Mostrai-me Senhor vossos caminhos - Ele dirige os humildes na justiça e aos pobres ensina seu caminho. #2ª leit.: 1Pd 3,18-22 Cristo morreu uma vez por todos (o justo pelos injustos) para nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito: está à direita de Deus – a ele submissos anjos, dominações e potestades #Evang.: Mc 1,12-15 ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Depois que João Batista foi preso Jesus foi para a Galileia pregando o Evangelho de Deus dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

·         O Criador estabelece uma aliança com o ser humano válida para todas as gerações (“descendência”). Muito antes de se falar em Ecologia, o texto da criação em Gênesis 1 como outras passagens bíblicas (por exemplo essa que refere o símbolo de um dilúvio ou destruição universal com simultânea possibilidade de resgate até dos animais – a Arca de Noé), a Bíblia já indicava que Deus é o Senhor da natureza, que foi entregue à administração humana. Só o homem pode conduzi-la ou à destruição ou à prosperidade.
·         O que nos falta é discernir e distinguir os caminhos. Aonde leva esse ou aquele? Mas Deus está sempre ensinando quem quer aprender como nos lembra o Salmo.
·         A Passagem de Jesus desse mundo ao Pai (Páscoa) deu-se uma única vez em sua morte. Mas, assim como ele recebeu nova vida pelo Espírito – como nos lembra a carta de Pedro – assim também nós temos a mesma chance de total recuperação da vida. Tudo está sob o poder de Cristo. Ao tempo dos apóstolos, acreditava-se que os ares eram povoados entre o céu e a terra por muitos seres: anjos, dominações e toda sorte de potestades. Aparentemente superiores aos homens (estavam acima deles), mas eles são submissos ao Cristo ressuscitado.
·         A humanidade contemporânea dispõe de muitos poderes (científicos, tecnológicos, políticos e militares) capazes de acabar com a fome e as doenças endêmicas pelo mundo afora. Ou não. Os poderes desse mundo são capazes também de promover a guerra e o abandono das populações pobres (uma pessoa morre a cada dez segundos, de fome ou em conseqüência da desnutrição, segundo os dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação – FAO). Esse o dilúvio que afoga milhões de seres humanos. A história vai registrar se nosso tempo e nossa responsabilidade construíram uma “arca” de resgate.
·         40 é um número simbólico de um ciclo completo ou uma fase inteira (começo, meio e fim). 40 dias jejuou Moisés preparando-se para o encontro com Jahwé que lhe daria os Mandamentos – caminho de salvação para o povo. 40 anos andaram pelo deserto preparando-se para tomar posse da Terra prometida. 40 dias e noites também esteve Jesus sozinho com seus demônios lutando para encontrar o melhor caminho para exercer sua missão. Desse tempo de jejum e oração Jesus saiu fortalecido pelo Espírito e começou sua pregação. Terminou o tempo da profecia do Batista, tempo de preparação, que ainda não era o Novo.
·         Agora chegou o tempo oportuno: o Reino está à nossa disposição. Infelizmente poucos se dão conta disso. A oferta é para todos, mas sem conversão e sem crer no Evangelho não podemos entrar nesse modo novo de viver a vida. O jejum e os silêncios, orações, esmolas, visitas aos doentes, apoios solidários, busca de mudanças para hábitos mais saudáveis, tudo isso (a parte que nos toca) resume-se em: “Conversão”. Converter é mudar a direção. Mudar nosso modo de olhar e modo de viver. Acolher o evangelho não é decorar doutrinas nem praticar ritos e devoções. Tudo isso pode ajudar formando um “ambiente climatizado” onde ouvimos a Palavra. Mas é o Espírito que clama em nós. Só ele nos aponta os caminhos na vida. É tempo de Quaresma, é tempo de mudança. Para melhor.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
(*) Professor (filosofia/pedagogia/teologia) mestre (educação/teologia/teol.moral) fesomor2@gmail.com = administração universitária e consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário