TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





segunda-feira, 5 de março de 2012

Comentários-Prof.Fernando


Comentários-Prof.Fernando(*) -3ºd.QUARESMA11mar2012 –expulsando a corrupção–

RESUMO DAS LEITURAS
#1ª leit.Ex 20,1-17 = O único Deus cujo Nome é sagrado e tem um dia Repouso santificado     [Deus= presença única]
= honrar pai e mãe ;                                                                                                     [respeitar os pais]
= não matar, trair o casamento, nem furtar nem dar falso testemunho          [não prejudicar o outro]
= não cobiçar a casa do próximo (ninguém nem nada que lhe pertença)          [respeitar seus bens]
#Salmo: Sl 19 Os preceitos do Senhor são sabedoria dos humildes  e  alegria para o coração
#2ª leit.: 1Cor 1,22-25 nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para judeus e loucura para os pagãos (tanto para judeus como para os gregos, porém, esse Cristo é poder e sabedoria de Deus (é insensatez mais sábia e fraqueza é mais forte...)
#Evang.: Jo 2,13-25
Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio  - Quando Jesus ressuscitou os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito (“Destruí e em três dias reconstruo” ) [estava falando do Templo do seu corpo]

Expulsando os corruptos
·                 O Mestre de Nazaré mexeu no vespeiro da corrupção instalada no lugar mais sagrado de seu povo: o Templo de Jerusalém. O povo de Israel tinha sempre uma tendência de pensar que o fato de Deus habitar no Templo lhes dava o direito de ser arrogantes “possuindo Deus” como uma mercadoria no estoque. Ao contrário, os Mandamentos da Lei mostravam que Deus é Deus e que cabe ao Homem reconhecer seu Criador (presença única e imediata – sem intermediários – na vida). Os “Dez mandamentos” também orientavam para cuidar dos outros: com respeito, sem violência, sem traição e sem mentira reconhecendo inclusive o que pertencem aos outros e o seu direito à constituição e integridade de sua Casa e seu lar.

O verdadeiro lugar de culto e o ritual dos Mandamentos
·                 O verdadeiro lugar de culto não é um “lugar”, por mais belo que seja sua arquitetura ou grandioso em suas funções sociais. A palavra do evangelho mostra que é no Filho que está agora o verdadeiro santuário da presença de Deus. Aí está o cerne do que chamamos de Mistério da Encarnação: agora Deus é humano!!! Na sua palavra e em suas atitudes ele indicou que fazer a “vontade de Deus” significa promover amor e justiça. Ele não só Re-lembra com Re-valoriza os Mandamentos. Eles são o sinal da verdadeira conversão e da recusa à idolatria (=submeter-se a outros “deuses” = invenções humanas).
·                 Diante do caminho indicado (já no tempo de Moisés, mas válido para todos os tempos e todas as culturas, seja para os judeus seja para outras nações – “gregos”) não há rito que “tranquilize” a consciência. A cena da expulsão dos corruptos do Templo aponta para muito mais do que uma controvérsia sobre administração do culto ou da religião. O Mestre de Nazaré retoma a profundidade do Sagrado. Deus é Santo e diante dele não cabe falsidade ou corrupção. E mais: o centro da fé não está tanto nos ritos e sacrifícios no Templo e outras práticas de devoção, mas no próprio Homem (Paulo dirá: sois o Templo do Espírito Santo). O Homem não se destina à destruição mas à Ressurreição.

Teologia da “glória” ou teologia da Cruz ?
·          Por mais belas que sejam as liturgias, o dom da Vida não depende das manifestações de Glória e grandiosidade. Conforme nos indica a segunda leitura, a realização do Bem (o caminho indicado pelos Mandamentos, válido para crentes e não crentes =“Judeus ou Gregos”) passa pelo Mistério da Cruz. O Cristianismo não está na pregação de uma “teologia da Glória e da prosperidade” mas na “teologia da Cruz”. Esse é o sinal de Deus que é doação da vida por amor.
·          Essa doação constituiu a Paixão e Morte de Jesus de Nazaré e a nova vida que lhe é dada. Foi perseguido por ser bom e sem corrupção. É também a paixão e ressurreição de qualquer um, na sua vida comum e quotidiana. De quem se recusa à corrupção, não quer viver “do Templo”, mas quer acolher o Sagrado: a presença do divino na terra.
·          É tempo de Quaresma. Tempo de preparação para a Páscoa = a passagem pela Cruz em busca da justiça para uma vida diferente num paz inacreditável !

 ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
(*) Professor (filosofia/pedagogia/teologia) mestre (educação/teologia/teol.moral) fesomor2@gmail.com = administração universitária e consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário