TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





terça-feira, 5 de junho de 2012

Comentários-Prof.Fernando


Comentários-Prof.Fernando(*) 2ºdom.após Pentecostes(10ºComum) 10 junho2012 o Perdão
RESUMOS: Gn 3,9-15: tive medo porque estava nu e me escondi - Porei inimizade entre tua descendência e a dela. Ela te ferirá a cabeça e tu ferirás o calcanhar 2Cor 4,13-5,1: cremos e falamos certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também - o visível é passageiro, mas o invisível é eterno. Mc3,20-35: tudo será perdoado aos homens, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado - Aqui estão minha mãe e meus irmãos: quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe

O autor de Gênesis3 fala da criação de modo diferente de Gênesis1. Não é reportagem de jornal. O texto não visa um “vídeo” do ocorrido nem é teoria oposta a Darwin. Seu interesse é teológico (catequético): a origem da vida está em Deus (Jahwé) e a origem do mal vem das opções (erradas) do ser humano. Em imagens fáceis de captar conta a história em 3 cenas. A 1ª (Gen2,8ss) fala de um lugar de felicidade onde tudo é bom onde se vive em comunhão com o criador, os outros e a natureza. A 2ª cena (Gen3,1-8) é narrativa do “Pecado” (“des- obediência”, que, na bíblia significa não prestar atenção às orientações – que garantem a vida – dadas pelo criador). A 3ªcena (Gen3) é o texto de hoje, contendo a avaliação do que aconteceu aos personagens dessas cenas, para daí tirarmos uma lição.

·         SALVEM AS BALEIAS, o PLANETA AGRADECE
É interessante como hoje a consciência ecológica fala de “obediência” ou “escutar” o planeta, embora não seja muito aceito um Criador.... É bom haver essa “obediência” ao meio ambiente e seria bom se todos escutassem a voz das baleias, das árvores e da “mãe-Terra” e avaliassem como a “desobediência” traz desequilíbrio e degradação. Porém, a oposição entre aceitar a Natureza e não o Criador cria a falsa oposição entre ciência e fé. Um cientista, comentou o texto “comer da árvore do conhecimento” e escreveu uma bobagem, ao dizer que a bíblia mostra que Deus não queria que o Homem desenvolvesse a ciência!!! Ora, esse texto não se refere a conhecimento de tipo científico (investigação, teorias, tecnologias e experimentos). O assunto do texto é um “saber” sobre Deus e sobre o Homem.

·         COMETER pecados OU SER pecador?
A experiência do Pecado não tem nada a ver com conhecimento científico. A vergonha e o medo revelam o mal e não é física nem química. O termo “Pecado” é muito marcado pelo conceito de “Lei”. Fomos educados mais contra os pecados (não cometer “transgressões”) do que para aprender o que é ser pecador (a bíblia diz que faz parte da condição humana). De fato quem é “inocente”? De fato todos experimentam o mal. Mesmo que apenas como vítimas (assim as crianças, e a figura bíblica de Jó). Pecadores não só por “cometer” conscientemente “pecados” como na celebração do batismo de crianças. A criança não se “arrepende” de pecados... O batismo é sinal de que somos “filhos” e podemos chamar a Deus de Pai (foi o que lemos em Rom8, domingo passado).

·         ELE É “O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” (João1,29)
A totalidade e cada um dos gestos e palavras de Jesus eram sua missão de tirar o Pecado do mundo. Curando o paralítico ou perdoando-lhe é única a salvação: (Lc 5,23) o que dá menos trabalho, curar ou perdoar?. Provou que tinha todos os poderes. E mostrou que os “pecados” são parte do “Pecado”. Alguns termos muito usados (Filho de Deus, redenção, Páscoa, salvação) não se referem só a uma espécie de anistia (sobre condenações a transgressões). Só têm sentido se cremos (carta aos coríntios) na ressurreição. Essa é nova criação para a vida plena (poderemos “ver” o rosto de Deus) não é só indulto ou comutação de penas. É como uma nova natureza em que somos transformados.

·         A SERPENTE NÃO TEM MAIS PODER
Igualmente: fomos educados mais no medo de demônios (e de seu inferno) do que na adoração (“seja feita a tua vontade”). Sua vontade é que todos tenham vida (recebemos a mesma missão - Pentecostes): para anunciar a Boa Notícia aos pobres, para curar os corações quebrados, sarar os contritos de coração, anunciar aos cativos o resgate, aos cegos a restituição da vista, levar aos esmagados a liberdade e proclamar o ano da graça. (Lucas4). A serpente não tem mais poder algum. Na sua natureza já está inserido seu castigo: rastejar comendo poeira. Contrariamente aos filmes (sobre exorcismos) que quase exaltam o poder demoníaco, nós não somos da mesma natureza. Ao contrário o homem quer esmagar a sua cabeça e a promessa de Gên2 anuncia que a descendência da mulher vai pisar a serpente na cabeça; ao passo que ela só vai ferir o Homem no seu pé. A interpretação judaica e cristã viu nessa cena a profecia que fala do Messias (o descendente vai esmagar a serpente). Dele os discípulos receberam o mesmo poder (cf. a missão dada em Pentecostes, semana passada, e hoje, a leitura de 2ª.coríntios.

·         CONVIDADOS A FAZER PARTE DA FAMÍLIA
O Mestre de Nazaré frisa que o seu reino não se mistura com o de satanás. Como nós (criados à imagem e semelhança de Deus) os dois “reinos” são de naturezas completamente opostas. E repete duas de suas famosas lições:
·         Primeira: temos um único poder “impermeável” ao amor (esse nunca será perdoado), porque podemos rejeitar ou não aceitar o Espírito.
·         Segunda lição: quem faz a Vontade do Pai, esse é irmão ou irmã ou mãe, etc.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
(*) Prof. (USU-Rio) mestre (educação/ teologia/ t.moral). Administração universitária e consultoria: fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário