TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comentários do Prof. Fernando

Comentários do Prof. Fernando (Leituras da semana 21 novembro a 27 novembro de 2010)

Leituras: http://www.cnbb.org.br/liturgia/ (Para ver todas numa Página: clique ctrl+Enter na data)

28/11 1ºDomingo do ADVENTO

29/11 2ª.feira da 1ª.semana do Advento

30/11 festa litúrgica de santo ANDRÉ

01/12 4ª.feira da 1ª.semana do Advento

02/12 5ª.feira da 1ª.semana do Advento

03/12 6ª.feira da 1ª.semana do Advento

04/12 sábado da 1ª.semana do Advento

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Sobre as LEITURAS do 1ºDomingo do ADVENTO = 28 de novembro de 2010

e Introdução geral à 2ª LEITURA dos dias da 1ª.semana do ADVENTO

1ª leitura: Is 2,1-5 -- Salmo: Sl 122 -- 2ª leitura: Rm 13,1-14

Evangelho: Mt 24,37-44 = estar atentos e preparar a segunda vinda do Filho do Homem

Advento, tempo de espera, tempo de preparação.

O ano litúrgico é o calendário das festas e celebrações cristãs. O Tempo do Advento é seu início que prepara o Ciclo do Natal em 4 domingos ou semanas que antecedem o Natal. Depois viera o tempo da Quaresma e o Ciclo da Páscoa, ponto alto desse Calendário. Ele se conclui com um “Tempo comum” como o que acaba de se completar na 34ªsemana que celebramos, do domingo de Cristo Rei (21/11) até o sábado dia 27/11.

A cada três anos lemos um dos 3 evangelhos escritos por Mateus, Marcos e Lucas. Os textos de João que têm uma composição diferenciada (em relação às outras três narrativas do Evangelho) são lidos em festas e celebrações especiais. O ano litúrgico em que lemos o evangelho segundo Mateus foi designado como “Ano A”, como o que agora se inicia nesse Advento e durante todo o ano de 2011. Marcos é lido no “Ano B” e Lucas no “Ano C” (como o que terminamos em 27 nov.2010.

A propósito da data de 25 de dezembro fixada como dia do nascimento de Jesus, é bom lembrar que ela foi estabelecida por um Papa no séc.IV para encobrir as origens pagãs e romanas de outras celebrações que eram feitas nessa época do ano. Por volta do dia 21 de dezembro a posição da terra em relação ao sol dá início ao inverno no hemisfério norte do planeta e essa é a noite mais longa do ano (solstício de inverno). Havia, então, uma tradição no politeísmo pagão de apresentar sacrifícios e orações aos deuses para que o sol não morresse... Esse “renascimento” do sol garantiria vida a uma natureza que se mostrava praticamente morta no meio da neve e do gelo durante o inverno europeu. Aos mitos pagãos o cristianismo contrapõe o nascimento de Cristo, o verdadeiro sol que dá vida ao mundo. E assim foi fixada a data de 25 de dezembro para a celebração do Natal de Jesus Cristo.

O termo “Advento” significa “vinda”, da raiz do termo latino “adventus” (o que está para chegar) cujo correspondente em grego se diz “Parusía”, conforme a língua em que foram escritos os livros do novo Testamento. Parusía se traduz como: presença, chegada, volta, vinda ou aparecimento. Refere-se basicamente ao retorno do Cristo ou sua “segunda vinda” no final dos tempos quando se estabelecerá definitivamente o reino de Deus como fecho glorioso da obra criadora e redentora. Na leitura do evangelho desse domingo o Mestre se refere à “Parusía do Filho do Homem”.

Como toda celebração litúrgica, também o Natal comemora o evento passado – a primeira vinda do Filho – nos faz, no presente, confrontar-nos com o mistério do amor do Pai, na esperança renovada de nosso futuro no Reino glorioso e definitivo. Na preparação da festa do Natal, o Advento deste ano nos leva a meditar a Vinda de Jesus sob quatro aspectos:

- Primeiro domingo = sempre estar preparados pois o tempo de Deus não tem data

- Segundo domingo = a figura emblemática de João Batista: “convertei-vos” para a vinda do Cristo

- Terceiro domingo = cabe aos ouvintes examinar os sinais sobre a vinda do Reino

- Quarto domingo = Encarnação: Jesus virá por Maria, noiva de José, descendente de Davi.

Os domingos ou as 4 semanas do Advento nos preparam não só para recordar o que aconteceu há cerca de 20 séculos. Os textos da liturgia nos convidam a receber a ação salvadora do Cristo em nossa vida hoje e, ao mesmo tempo, nos fazem lembrar a vinda gloriosa do Senhor no final dos tempos, o que acontece para cada um na passagem desta etapa da vida para a eternidade. Assim, o Advento é convite para estarmos preparados para esse encontro. É nele que expressamos nossa fé enquanto celebramos nossa esperança da plena e eterna felicidade, aquela que ele nos conquistou por sua Encarnação: por sua vida e morte, por sua ressurreição e ascensão.

Na introdução ao tempo do Advento é interessante ler esse resumo, a seguir, tirado do texto de são Cirilo de Jerusalém (séc.4) Catequese 15 in Patrística Grega 33, 870-874):

Anunciamos que Cristo virá. A sua segunda vinda será muito mais gloriosa que a anterior. A primeira foi marcada pelo sofrimento, na segunda, ele virá em sua divina realeza. Em Jesus Cristo quase sempre todo acontecimento é duplo. Dupla geração: uma do Pai antes do tempo, outra, o nascimento humano, do seio de Maria. Duas também suas entradas na nossa história. Primeiro veio de modo obscuro e silencioso. Na segunda vinda, chegará com esplendor diante de todos. Na primeira, foi envolvido em faixas e colocado na mangedoura. Na segunda se vestirá de luz. Na primeira aceitou a cruz, na outra, aparecerá ladeado por multidões de anjos em toda sua glória.

Então, nós não nos limitamos a meditar só a primeira vinda mas vivemos na espera da segunda. Mas exclamaremos também como na primeira vinda: “Bendito o que vem em nome do Senhor”. O Salvador virá não para ser novamente julgado mas como juiz dos que o condenaram. Em seu projeto de amor misericordioso veio para instruir os homens mas ao final, todos, querendo ou não, serão submetidos ao seu domínio.

Afinal, essa é a fé que proclamamos: Cristo subiu ao céu e está à direita do Pai e ele virá em gloria para julgar os vivos e os mortos e o seu reino não terá fim. Será então o fim desse mundo e o nascimento de um mundo novo.

A primeira leitura é tirada do Profeta Isaías (2,1-5) cujo livro continua sendo ouvido na primeira leitura de todos os dias dessa 1ª semana do Advento. O profeta fala da esperança, da alegria, da paz, da transformação que virá com a chegada do Senhor e de seu Reino. Se nós acreditássemos com toda fé numa parcela ao menos desses oráculos certamente estaríamos já convertidos e trabalhando sem desânimo para a ampliação do reinado de Deus, o único que pode trazer luz e paz ao mundo.

Domingo= a mensagem profética pode resumir-se nos versos 4 e 5: ele julgará as nações e os povos transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros nem combaterão. Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor

Segunda, Haverá grande alegria para os sobreviventes

[ Terça , dia 30 tem leituras próprias para a festa de santo André, apóstolo. ]

Quarta, O Senhor enxugará as lágrimas de todas as faces

Quinta, Tu lhe conservarás a paz Esperai no Senhor Ele é a rocha eterna

Sexta, Os surdos ouvirão e os olhos dos cegos verão, os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel

Sábado, A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga

Na segunda Leitura Paulo recomenda aos romanos estar despertos pois a salvação está perto de nós e quem abraçou a fé não age com a escuridão mas pela luz. A luz é um dos temas mais presentes em nossas celebrações natalinas mesmo nos costumes já distantes de sua origem religiosa como as miríades de luzes que enfeitam ruas, prédios, árvores de natal.

Para o Evangelho de cada dia (Mateus) durante a 1ª semana do Advento (28/11 a 4/12):

ConsUltar os comentários de diversos autores em http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

( Prof. FernandoSM, Universidade Santa Úrsula, Rio, fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário