TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sábado, 29 de janeiro de 2011

Comentários do Prof. Fernando

Comentários do Prof. Fernando –  30 de janeiro 4º Domingo Comum

(semana de 30 de janeiro a 5 de fevereorp de 2011

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

 

30/01

Sf 2,3.3,12-13

Sl 146

1Cor 1,26-31

Mt 5,1-12a

4ºDomingo comum

31/01

Hb 11,32-40

Sl 31

 

Mc 5,1-20

s. João Bosco

01/02

Hb 12,1-4

Sl 22

 

Mc 5,21-43

3ªfeira da 4ª semana comum

02/02

Ml 3,1-4

Sl 24

Hb 2,14-18

Lc 2,22-40

Apresentação do Senhor

03/02

Hb 12,18-24

Sl 48

 

Mc 6,7-13

5ªfeira da 4ª semana comum

04/02

Hb 13,1-8

Sl 27

 

Mc 6,14-29

6ªfeira da 4ª semana comum

05/02

Hb 13,15-21

Sl 23

 

Mc 6,30-34

Santa Águeda

 

Ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

 30 de janeiro 4º Domingo Comum

 

OBS.inicial – Aos leitores do Blog http://homiliadominical.blogspot.com/

Eu estava numa das cidades devastadas pela tempestade na região serrana no interior do Estado do Rio de Janeiro, tendo saído de lá alguns dias depois pois há na família quem, por motivos de saúde, não poderia continuar no meio daquelas dificuldades.

Em casa de parentes que nos acolhem, continuamos acompanhando o sofrimento de muitas famílias e a luta dos que estão ajudando na reconstrução. Mas conhecemos também muitos milagres da solidariedade que brota da esperança e da coragem de muitos. Essa experiência é hoje iluminada pelo tema desse domingo, 30 de janeiro.

A gente aprende com acontecimentos como esse, e que parecem estar acontecendo simultaneamente em tantas cidades de Minas e de Santa Catarina.

Por várias razões ainda não retomei os comentários semanais. Mas, nesse 4º domingo comum apresento resumo de ótimo comentário de sacerdote e teólogo francês de nome: Michel Domergue.

 

A todos os leitores desse Blog – agentes de pastoral em diversos serviços (ministros `Presbíteros, ministros da Palavra, etc) – desejo saúde e paz.

Prof. Fernando

 

 

Da 1ª leitura (Sf 2,3.3,12-13)

E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora.

 

Da segunda Leitura (1Cor 1,26-31):

Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios;

Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte.

 

Do Salmo de resposta (Sl 146)

O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.

 

Da leitura do Evangelho (Mt 5,1-12a)

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus

 

O tema de hoje é o das Bem-aventuranças.

Nessa quarta semana do Tempo Comum, destacam-se: a festa da Apresentação do Senhor dia 2 de fevereiro, além da memória de S.João Bosco no dia 31 de janeiro e do martírio de santa Águeda, no sábado 5 de fevereiro. Exceto para a festa da Apresentação, as leituras são as da 4ªsemana na sequência das leituras de Hebreus cap.12 e 13 e de Maços cap.5 e 6.

 

Na apresentação das Bem-aventuranças, o cenário é da montanha, semelhante ao Sinai no qual Moisés proclama os Mandamentos. Aqueles – exceto o do respeito aos pais – eram apresentados em forma negativa ou prescrições que indicam os limites a respeitar. É assim a atitude pedagógica quando se ensina: é preciso apontar os limites. Mas as Bem-aventuranças abrem-nos para novos horizontes. Fala em termos de futuro mas a Esperança é a fonte da felicidade atual.

Precisamos descer do monte Sinais e caminhar para a Terra Prometida (não existe vida humana que não seja uma caminhada. O grande problema serà: mas, em que direção?)

Temos de trabalhar, a fim de que, já no mundo de hoje, haja misericórdia, paz, justiça... O futuro já no presente: é isso que desagrada muitos, dando origem à perseguição e ao desprezo. E tudo isto "por causa de mim" (5,11), por causa do Cristo. Para ser seu discípulo, para ser cristão, não basta ir à missa ou ao culto. É necessário segui-lo aonde for que vá. Desçamos, pois, de nossas montanhas !!!

Não nos surpreendamos se a fé cristã vem conhecendo hoje uma importante deserção. Contrapomo-nos ao culto à riqueza, à exploração dos menos favorecidos, ao sexo sem amor. À mentira, à embriaguez, à lavagem cerebral para mais e melhor dominar, à busca de fama. Nesta sopa indigesta a mensagem cristã mal representa um fio de cabelo.

E os que devem difundi-la nem sempre estão isentos da vontade de poder ou dominação. Há os que pregam e não fazem. Todos nós, uns mais, outros menos, tomamos parte nisto.

Daí a insistência de Jesus. Felizes os que por Ele se deixam convencer! Existem muitos, é certo, mesmo entre os não cristãos, que ajudam os outros e trabalham em prol da justiça. Um dia hão de ouvir o Cristo a lhes dizer: Não sabíeis, mas, "cada vez que o fizestes a um desses irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).

Notemos que as Bem-aventuranças não tratam do culto, nem das orações... De nada que seja tipicamente "religioso". No fundo, tudo está voltado para o humano, para o verdadeiramente humano. A humanidade, em sua verdade plena, reside no Cristo, "o homem acabado, o homem completo e integral" descrito por Paulo em 1 Coríntios 15. O homem que existe somente para os outros.

Eis porque Ele se entrega em nossas mãos, nesta condição de pobre que implora a nossa benevolência. Para Ele, a quem diariamente transpassamos na cruz na pessoa de tantos que nos esquecemos de olhar, devemos voltar nosso olhos.

Temos de nos dar conta de que aceitamos aderir a uma boa nova inteiramente contraditória à mentalidade reinante no mundo.

Não somos deste mundo, embora nele vivamos (cf João 17, 6-19).

 

Prof.Fernando

30 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário