TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sábado, 12 de maio de 2012

Comentários-Prof.Fernando


Comentários-Prof.Fernando(*) 6°dom.PÁSCOA 13maio2012 (Dia das mães)
RESUMOS At 10,25-26.34-35.44-48 Deus aceita quem o teme e pratica a justiça qualquer que seja a nação a que pertença. O Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. Os de origem judaica ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos.
Jo 15,9-17 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Já não vos chamo servos, mas vos chamo amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi

PERMANECER dentro DO AMOR
·                    No domingo passado vimos que no texto de João há uma repetição ou insistência na palavra permanece. Ao permanecer unidos à videira, os ramos têm sua condição de viver. Agora se diz para quem quiser permanecer “no amor” do Pai (comunicação ou comunhão entre Deus e o ser humano): “permanecei em mim”.
·                    Sabemos que nem todos sabem quem é Jesus Cristo. Então, como a maioria das pessoas poderá nele permanecer? A resposta é dada por Pedro, em Atos, no episódio de uma extraordinária experiência no Espírito, o qual “também é derramado sobre pagãos”. Talvez hoje o redator usasse em vez do termo “pagãos” outros como: agnósticos, não crentes, pessoas secularizadas (isto é, que não se preocupam com nenhuma religião ou Deus), ou outros.
·                    O Espírito é derramado. Ele não está amarrado. Nem a instituições nem ao nosso esforço moral ou religioso. A fé cristã se define pela aceitação de um resgate feito pelo próprio Deus. Não temos um preço a pagar. Ele já pagou o resgate por nós. Por isso somos salvos de graça. Infelizmente nossa linguagem desgastou a palavra “Graça”, que virou uma espécie de “fluido” mágico que desce do céu sobre nós. Graça, o Espírito derramado em nosso coração, Amor, Justiça de Deus: esses e outros termos são encontrados nos textos bíblicos – sentido que Paulo resume no verbo “justificar”. Ele quer dizer que Salvação não depende de nossos méritos: é Deus que justifica (Rom 8,33, citando Isaías 50,8)
·                    Esse é o paradoxo da fé cristã: de um lado, permaneceremos no Amor se (somente se) guardarmos o mandamento do “amai-vos uns aos outros (assim como.eu...)”. De outro lado, só conseguimos realizar essa utopia porque ele nos trata como amigos, ele nos escolhe. O que temos em nós a não ser um “DNA” divino” (talvez hoje Paulo usasse essa comparação) – ver carta 1ª.Coríntios4,7 :O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido?

TEMPO E ETERNIDADE, Místicos e Atuantes
·                    Por isso nossa primeira oração é de agradecimento. Pela Fé que recebemos, pela certeza de que ele é Salvador e, portanto, garantia de nossa ressurreição.
·                    Nossa segunda oração será suplicar que tenhamos coragem de tirar a crosta que impede de ver dentro de nós a inspiração de quem aí habita. Essa força “interior” (hoje em dia o termo Espiritualidade se tornou muitíssimo amplo, mas ainda serve) nos orienta a fazer o bem (a permanecer no Amor). Só pela presença do Espírito de Deus, que, afinal, resolveu estabelecer sua morada dentro de nós, chegamos a poder “amar uns aos outros”.
·                    Em outras palavras: o famoso “Novo Mandamento” é a meta (entolé, “mandamento” em grego tem sua raiz no termo “télos” = fim, objetivo, meta, propósito, realização final).para a qual se dirige toda a vida humana. Lá encontra seu acabamento ou consumação, no Amor. Nada é mais importante do que isso. Como consideramos na semana passada, poucos recebem as experiências místicas na oração de contemplação, quando se vislumbra como por uma fresta de luz e ar, o Mistério do Deus invisível. Mas é um místico do século XX, Thomas Merton que nos ensina: Caminhar pela rua, varrer o chão, lavar a louça, escolher feijão, ler um livro, passear pelo bosque - tudo pode ser enriquecido pela contemplação e pela obscura percepção da presença de Deus.(A experiência interior, SP, Martins Fontes, 2007, 94].  De acordo com uma das tradições mais antigas do cristianismo, o Criador é um “Deus escondido” (Deus abscónditus). Essa dimensão é aqui retomada na expressão obscura percepção da presença”. Se a contemplação em nível “místico” é restrita, ela está à disposição de todos. Assim como está ao alcance de todos a possibilidade de andar em busca do Amor.
·                    De um lado, é preciso procurar o rosto de Deus mesmo no silêncio da oração dirigida ao Pai (que não se vê) ou na liturgia (comunidade visível). De outro lado, é preciso procurar sempre fazer o bem. Numa Carta a todos os fiéis, disse Francisco de Assis (1182-1226) ao comentar o resumo da lei feito por Cristo: Amemos, portanto, a Deus e adoremo-lo com um coração e um espírito puros. [...] Em seguida, amemos o nosso próximo como a nós mesmos. E se alguém não quiser ou não puder amar o seu próximo como a si mesmo, que ao menos não lhe faça mal, pelo contrário lhe faça bem.
·                    Francisco, como nós, também foi educado conforme a palavra da 1ª carta de João, c.4. Ali se explica como ficamos sabendo (conhecemos) que estamos no caminho do Amor (essa tensão entre o visível no Tempo de nossa vida e o Invisível da Eternidade divina: se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito.
·                    Ninguém jamais viu a Deus. Sabendo disso ele está interessado em que nos amemos, em certo sentido mais do que em receber nossos louvores, como diziam os profetas (cf.Os6;Am5;Is1): a misericórdia é mais importante que os sacrifícios e holocaustos. Em Mt 22,40 Jesus já tinha respondido ao falso dilema a respeito de qual seja o maior mandamento: amarás aos Senhor teu Deus... amarás o próximo... nesses dois se resumem toda a lei e os profetas. Não significa: “é a mesma coisa” ou: “dá no mesmo”. Cada um dos dois movimentos não existe sem o outro. O que permite Pedro afirmar: Deus não faz acepção (discriminação) de pessoas (não é parcial nem julga com preconceito). E Pedro continua: em qualquer nação aceita quem o respeita como Deus e pratica a justiça ,(que, afinal, significa na bíblia, tudo que está de acordo com a matriz original de todo Bem e que dá fundamento a toda equidade).
·                      As mães têm uma espécie comunhão mística de Amor e conseguem traduzir esse amor em gestos concretos. Nesse dia das Mães, nesse 2ºdomingo de maio, oremos com gratidão na intercessão por aquelas que ensinam à raça humana como viver a Eternidade no Tempo.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
(*) Prof. (USU-Rio) mestre (educação/ teologia/ t.moral. Administração universitária e consultoria:  fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário